Celso Amorim qualifica como “injustiça” a condenação de Lula

O ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa, Celso Amorim, disse estar “triste com as injustiças” cometidas contra Lula devido à condenação do juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira (10). “Estou chocado e profundamente entristecido com essa condenação do presidente Lula”.

Lula e Celso Amorim - Divulgação

Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro na tarde desta quarta-feira (10) a nove anos, acusado de “corrupção passiva” e “lavagem de dinheiro”. Em vídeo produzido pelo presidente do Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé, Altamiro Borges, o ex-ministro fala sobre como a ação é uma “perseguição” a Lula.

Amorim destacou o trabalho de Lula para elevar o Brasil no cenário internacional e lamenta que depois do golpe o país tenha retroagido neste sentido. Eu acompanhei o Lula durante oito anos, pelas suas andanças pelo mundo, e pude ver o prestígio do Brasil e o prestígio dele”.

Para o ex-ministro, o caso de Lula é uma clara perseguição, e o judiciário brasileiro tem agido com “leniência” em relação a outros assuntos graves da política nacional. “Eu fui diplomata durante 50 anos posso falar isso com pleno conhecimento, para mim era um orgulho enorme poder ser chanceler do presidente Lula. Eu fico muito triste quando eu vejo várias coisas acontecendo no Brasil, várias injustiças sendo praticadas, a leniência em relação a muitos casos muito graves.

Assista ao vídeo na íntegra: