Gleisi: Condenação de Lula sem provas é acinte à democracia

A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, teceu duras críticas à condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para ela, trata-se de uma decisão política e sem provas, com o objetivo de impedir que o petista concorra à Presidência em 2018. “É uma condenação política vergonhosa para o Judiciário brasileiro”, denunciou.

Senadora Gleisi divulga nota sobre decisão do STF - Agência Senado

A senadora contou que conversou com Lula por telefone. Segundo ela, ele está “muito tranquilo”.

“Foi uma decisão sem provas, baseada única e exclusivamente em o juiz Sergio Moro prestar contas à opinião pública, fato que ele vem mantendo desde o início do julgamento. Não tem uma prova fática nesse processo. As únicas provas que existem são da inocência do presidente Lula. É lamentável que um juiz de Direito se dê a esse papel, de fazer política através do Judiciário”, disse Gleisi.

Ela acusou Moro de agir com parcialidade. “É um acinte à democracia! Quais são as provas? Mostre as provas!”, protestou. Na sua análise, se o Tribunal Regional Federal da 4ª Região tiver o mesmo entendimento do caso envolvendo o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari, Lula será inocentado na segunda instância.

A senadora informou ainda que o PT e outros partidos de oposição organizam atos internacionais em defesa do ex-presidente e do Estado Democrático de Direito.

Em pronunciamento na tribuna do Senado, Gleisi disse que, apesar de a notícia sobre a condenação ser esperada, ela tinha esperanças de que Moro seguisse outro caminho. “Lá no fundo, eu achava que o juiz Sérgio Moro daria valor à sua trajetória, ao seu diploma, ao que aprendeu na universidade e inocentaria Lula pelo fato de não haver nenhuma prova contra o ex-presidente. Mas, infelizmente, não foi isso que aconteceu.”

Durante sua fala, a senadora criticou a denúncia do Ministério Público, “recheada de convicções”. “A denúncia apresentada por Daltan Dallagnol, aquele do Power Point, que não se dá ao respeito de se ater ao processo, fica falando nas redes sociais, fazendo palestras e cobrando por elas, fica em ativismo político sem igual. A denúncia dele não traz nenhuma prova material, apenas a delação de pessoas confessamente criminosas”, disparou.

A presidenta do PT dirigiu-se a Moro: “Não jogue seu diploma no lixo, não jogue sua história no lixo. O senhor é professor de uma das maiores universidades do país, não dê mau exemplo a seus alunos. Como o senhor condena uma pessoa sem nenhuma prova? Qual é a prova de que o triplex seria de lula? A não ser a convicção de Dallagnol e a sua prestação de contas aos meios de comunicação e à opinião pública que vossa senhoria ajudou a formar contra o presidente Lula. (…) Está todo mundo vendo que é uma decisão política, baseada em convicção”.

A petista declarou ainda que o magistrado estaria sendo utilizado pelos meios de comunicação e por aqueles que não querem a candidatura de Lula. “Porque eles não têm candidato nem projeto para o país. Não é com reforma trabalhista – que aprovaram envergonhadamente – e nem com a reforma da Previdência que ganham a opinião pública. Eles não ganham eleição assim. Gostaria de ver eles defendendo essas reformas num processo eleitoral. E, como não têm projeto, não têm candidatos. A única forma de ganharem é retirando o Lula do processo. E Sérgio Moro serve a isso”, avaliou.

Para ela, os eleitores brasileiros não escolherão nas urnas nenhum candidato ligado ao neoliberalismo e à direita.

Gleisi lembrou a relação amistosa que o juiz mantém com integrantes do PSDB e as palestras que Moro tem ministrado em federações ligadas ao empresariado brasileiro. “O que o senhor quer? É ódio de classe? É muito interessante ver o senhor em convescotes, ao lado de pessoas do PSDB. O senhor acha que é normal, que é legal dar suas palestras em federações de indústrias, essas mesmas que usaram o pato amarelo e que hoje não conseguem encarar a população de frente, que têm vergonha do que fizeram, mentiram, levaram o povo a vestir verde e amarelo, dizendo que eram contra a corrupção e olhem agora o que estão dando ao Brasil: corrupção nua e crua”, disparou.

A senadora destacou que o movimento social deve ir às ruas contra a condenação de Lula sem provas. “Já estamos com mobilização, trabalhando na defesa do nosso partido e estaremos com Lula, para dizer que o defendemos, que temos orgulho do presidente Lula, que marcou a história do povo brasileiro.”