Humberto Costa: Decisão de Moro é parcial e política

O líder da oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), disse, nesta quarta (12), que a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz Sérgio Moro é uma decisão “parcial e nitidamente política”.

Humberto Costa - Agência Senado

“Nós temos absoluta convicção de que quando esse recurso chegar ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, teremos a revogação dessa decisão, que é parcial e nitidamente política”, declarou a jornalistas.

De acordo com ele, Sérgio Moro perdeu, ao longo da operação Lava Jato, a “aura de ser alguém puro”. Na sua avaliação, o magistrado busca impedir a candidatura de Lula à Presidência.

“Na verdade, fica evidente que o juiz Moro quer substituir milhões de brasileiros que desejam votar em Lula e tê-lo como presidente e quer impedir, assim, que o projeto interrompido pelo impeachment de Dilma – do qual ele foi um dos responsáveis –, possa voltar e ter continuidade”, afirmou.

Questionado por um repórter sobre os impactos da decisão de Moro no mercado financeiro, Humberto minimizou, alegando que se trata de algo natural. Após a condenação de Lula, o dólar caiu mais de 1% e voltou a R$ 3,20. O principal índice da bolsa de valores de São Paulo disparou com a notícia. O Ibovespa, que avançava 0,25% em torno de 13h15, passou a subir 1,24% por volta das 14h, quando a informação foi divulgada. Menos de uma hora depois, subia 1,35%.

Para Humberto, a reação é “bastante sintomática”. “O mercado financeiro, que é quem mais ganha com o atual governo e explora a população com juros escorchantes, só podia mesmo comemorar”, disparou.