“O Brasil está de luto, a CLT está morta”, afirmou Dilma

A presidenta eleita Dilma Rousseff lamentou, em suas redes sociais, a aprovação pelo Senado da reforma trabalhista. Ela a classificou como “assassinato da CLT”, promovido pelo governo de Michel Temer.

Dilma 6 Congresso PT - Lula Marques/Agência PT

“O Brasil está de luto. Depois de 74 anos de conquistas, por 50 votos, o Senado impõe derrota aos trabalhadores. A CLT está morta”, escreveu Dilma.

Foram 50 votos a favor, 26 contrários e uma abstenção. Como não sofreu alterações no Plenário, o PLC 38/2017 segue para a sanção de Michel Temer.

Dilma também manifestou apoio às senadoras da oposição, que na tentativa de garantir que pelo menos uma emenda fosse aprovada – a que proíbe o trabalho de gestantes e grávidas em local insalubre – ocuparam a mesa-diretora do Senado por 12 horas, impedido que a sessão fosse iniciada como previsto.

“Toda solidariedade às corajosas senadoras e senadores que interromperam violação aos direitos dos trabalhadores”, escreveu. “Apoio total às senadoras que há várias horas lutam por nós: as grávidas não podem estar expostas a condições insalubres”, enfatizou ela.