Ciro: Reforma trabalhista é selvageria contra o povo

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) classificou a reforma trabalhista como uma “selvageria’” que leva o país aos padrões do século 19, “quando o trabalho era considerado mera mercadoria como um quilo de sal ou de banana”.

Ciro Gomes

“A reforma trabalhista é uma grande molecagem contra o povo trabalhador porque cria uma categoria inexistente no mundo, que é prevalecer o negociado sobre o legislado”, disse ele, reforçando que o desempregado ou ameaçado pelo desemprego “serão obrigados a negociar numa situação de fragilidade extrema”.

Ciro enfatizou que, de fato, a legislação trabalhista precisa de reformas, mas do jeito que está sendo conduzida é “uma selvageria”.

“Isso é uma coisa selvagem e traz o Brasil de volta para o século 19, o que não quer dizer que não precisamos aprimorar a legislação trabalhista do país, mas dessa forma como está se fazendo é uma selvageria, que retorna o país aos padrões do século 19, onde o trabalho era tratado com uma mercadoria como quilo de sal ou de bananas”, reforçou o ex-ministro.

Ele também comentou as manobras articuladas pelo governo para trocar os integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que analisa a denúncia contra Michel Temer.

“Temer já trocou um terço dos deputados da CCJ. Se isso é feito assim, à luz do dia, com cargos, aliciamento e dinheiro, imagina o que ele está fazendo por debaixo dos panos”, afirmou Ciro a jornalistas, no aeroporto de Fortaleza.