G20: Merkel critica Trump por falta de acordo climático

No encerramento do encontro do G20, em Hamburgo, na Alemanha, neste sábado (8), os líderes concordaram em todos os aspectos de uma declaração conjunta, exceto na seção sobre o clima, em que os Estados Unidos pressionaram por uma referência aos combustíveis fósseis.

trump e merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que ficou satisfeita pelo fato de que todos os membros do Grupo dos 20, exceto os Estados Unidos, concordaram em um comunicado de que o acordo climático de Paris era irreversível.

"Eu acho que está muito claro que não conseguimos chegar a um consenso, mas as diferenças não foram escondidas, eles foram claramente afirmadas", disse a primeira-ministra alemã.

O trecho do comunicado que cita os combustíveis fósseis foi modificado por pressão dos Estados Unidos diz: "… os Estados Unidos da América se esforçarão para trabalhar em estreita colaboração com outros parceiros para ajudar seu acesso e uso de combustíveis fósseis de forma mais limpa e eficiente …"

No mês passado, Trump decidiu retirar os Estados Unidos do marco do acordo climático de Paris, que tem por objetivo combater as mudanças climáticas.