Papa manifesta preocupação com refugiados em mensagem ao G20

O Papa Francisco manifestou neste sábado preocupação ao que classificou de "alianças muito perigosas", principalmente para os imigrantes, entre as 20 maiores economias mundiais.

Papa Francisco - Divulgação

"Temo alianças muito perigosas entre poderes que têm uma visão distorcida do mundo", disse o Para, se referindo aos conflitos na Síria e a crise na Coreia Popular, que envolvem os Estados Unidos, Rússia e China.

"O perigo é com a imigração. O nosso principal problema é, infelizmente, crescer num mundo com pobres, fracos, excluídos, e os imigrantes estão incluídos", disse, explicando ser por essa razão que o G20 o preocupa.

Na sexta-feira (7), o Papa enviou uma mensagem aos países do G20, apelando para uma concentração de esforços quanto aos pobres e refugiados, e soluções para evitar conflitos.

O Papa enviou mensagem à chanceler Angela Merkel, anfitriã do encontro do G20, em que pede aos participantes "prioridade absoluta aos pobres, aos refugiados, aos sofredores, aos deslocados e excluídos, sem distinção de nação, raça, religião ou cultura" e que "rejeitem os conflitos armados".

Francisco chama também a atenção para a "situação trágica no Sudão do Sul, na bacia do lago Chade, no Corno de África e no Iémen, onde 30 milhões de pessoas não têm comida e água necessárias à sua sobrevivência".

Recordando que os G20 incluem um número reduzido de países, que representam 90% da produção mundial de bens e serviços, o Papa considerou que tal "deve levar os participantes a uma profunda reflexão". "Os Estados e pessoas que têm menos força na cena política mundial são precisamente os que mais sofrem os efeitos prejudiciais das crises económicas, em relação às quais têm muito pouca ou nenhuma responsabilidade", lamentou.

O terrorismo internacional, a luta contra as alterações climáticas e o comércio livre são alguns dos temas da agenda da reunião do G20.