Conselho de Ética mantém arquivamento do pedido de cassação de Aécio

Por 11 a 4, o Conselho de Ética do Senado decidiu arquivar definitivamente o pedido de cassação do senador Aécio Neves (PSDB-MG), nesta quinta-feira (6). Ao analisar recurso assinado por cinco senadores, os integrantes do conselho endossaram a decisão do presidente da comissão, senador João Alberto (PMDB-MA), que, há duas semanas, havia determinado, em decisão monocrática, o arquivamento do caso.

Conselho de Ética do Senado - Agência Senado

Para justificar a decisão política, o senador João Alberto disse que não havia, no pedido de cassação protocolado pela Rede e Psol, “elementos convincentes” para processar Aécio por quebra de decoro parlamentar.

Os senadores Lasier Martins (PSD-RS), Pedro Chaves (PSC-MS), João Capiberibe (PSB-AP), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e José Pimentel (PT-CE) entraram com o recurso contra a decisão do presidente, sem sucesso.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) defendeu a abertura da representação e disse que o argumento de João Alberto de que “não há provas” é “descabido”.

João Capiberibe (PSB-AP) disse que não dar continuidade à representação “causaria um desgaste à imagem” do Senado junto à sociedade.

Por outro lado, Telmário Mota (PTB-RR), afirmou que a acusação era “improcedente” e que Aécio pediu um empréstimo a um amigo, que é empresário.

Votaram pelo arquivamento:

Romero Jucá – PMDB/RR
Airton Sandoval – PMDB/SP
João Alberto Souza – PMDB
Davi Alcolumbre – DEM/AP
Flexa Ribeiro – PSDB/PA
Eduardo Amorim – PSDB/ SE
Gladson Cameli – PP/AC
Hélio José – PMDB/DF
Acyr Gurcacz – PDT/RO
Telmário Mota – PTB/RR
Pedro Chaves – PSC/MS
Roberto Rocha – PSB/ MA

Votaram contra:

Lasier Martins – PSD/RS
João Capiberibe – PSB/AP
Antônio Carlos Valadares – PSB/ AP
José Pimentel – PT/CE