30 fatos sobre o Egito

 Alêm da cultura milenar o Egito hoje é um país com costumes diferentes dos ocidentais. A seguir um pouco desse modo de vida.

Por Carolina Marcheti

Egito

 O Egito antigo mantém seus mistérios que são interessantíssimos, porém, na sociedade atual e majoritariamente muçulmana há também curiosidades e fatos que são muito diferentes aos olhos ocidentais. Todavia, apesar dessa variedade de costumes, o respeito deve sempre prevalecer principalmente porque os egípcios são muito educados e abertos para contar sobre a sua cultura e para aceitar culturas diferentes. Aqui vão algumas constatações sobre o modo de vida egípcio atual:

1- Não se pode beber na rua ou em lugares abertos e nos “bares” é difícil encontrar bebida (é proibido na religião muçulmana utilizar bebida alcoólica).

2- Homens e mulheres comemoram e ficam tristes em jogos de futebol com o mesmo fervor brasileiro e inclusive tem musicas que cantam nos jogos. Contudo, ao invés da cervejinha, eles bebem chá e fumam o que chamam de Chicha (conhecido no Brasil como Narguilé).

3- O Narguilé, sim, é popular em todos os bares e estabelecimentos e, além disso, é totalmente aceito fumar cigarro (e a Shisha) em locais fechados.

4-As mulheres no Cairo podem escolher se querem utilizar ou não o Hijab (véu na cabeça), portanto há famílias que tem irmãs onde uma utiliza o véu e outra não. Porém em cidades mais interioranas a situação é mais conservadora.

5- Há bares em que apenas homens podem entrar.

6- A maioria das baladas só permite mulheres que não utilizam Hijab. Isso se deve também ao fato de que as mulheres mais abastadas não costumam usar o véu.

7- Muitas mulheres utilizam o Hijab diariamente porém no dia de seus casamentos decidem deixar seus cabelos à mostra, outras não. É questão de escolha.

8- Normalmente quem usa o adereço na cabeça cobre o corpo mostrando apenas as mãos, pés e cabeça.

9- Em shoppings, parques e locais públicos há sempre revista de seus pertences e maquinas de raio-x

10- No metro há a ala feminina onde só mulheres podem entrar (e meninos pequenos) e a área mista onde todos podem entrar.

11- Mesmo em filas para comprar ingresso para atrações, muitas vezes há uma fila para as mulheres e outra para os homens.

12- Em pontos turísticos sempre há o preço egípcio e o preço para estrangeiros que costuma ser cinco vezes maior do que o primeiro.

13- Eles dizem que “não há homossexuais na sociedade egípcia” mas na verdade os gays se escondem e só revelam sua orientação sexual a pessoas muito próximas.

14- O assédio sexual, principalmente com estrangeiros, é muito forte a ponto do motorista de Uber ou do seu vizinho lhe perguntarem se podem te beijar mesmo depois de você dizer que é casada.

15- Os Egipcios são muito solícitos e tentam te ajudar sempre que podem, seja ao dar informações, leva-los a pontos turísticos ou para falar com o uber ou taxi quando esses não falam inglês. Muitas vezes isso advém de sua natureza, porém outras vezes, eles esperam gorjeta por essa “troca”.

16 – Pelas leis do país, um homem pode ter até três mulheres, principalmente se a primeira ou a segunda não lhe derem filhos, mas isso não é nada comum ou aceito pelas mulheres. Normalmente um homem que se casa pela segunda vez esconde da primeira e se for descoberto, isso pode até gerar um divórcio com a primeira esposa. É uma bigamia consentida pelo estado.

17- Na maioria das famílias é proibido namorar, então os casais se escondem dos pais e são super discretos perante a sociedade (não é comum nem dar as mãos em público). O namoro só vem à tona quando o rapaz pede a mão da mulher em noivado para a família, que pode aceitar ou não o casamento.

18-É proibido beijar na rua, se você for pego em tal ato pode ir para a delegacia.

19- É comum os homens não aceitarem se casar com mulheres que não são mais virgens, portanto se você é egípcia e pretende se casar com um homem tradicional, mantenha sua virgindade!

20- Embora haja essa tensão entre homens e mulheres na questão de namoro, ambos os sexos podem ser amigos sem problema e sair para jantar e fazer outros programas em grupos.

21 – O trânsito no Cairo é caótico, não há muitas faixas ou sinalizações nas ruas e quando há, elas não são respeitadas, sendo que é comum a cada corrida de carro você sofrer alguns quase acidentes.

22- Não é lei no Egito a necessidade de usar cinto de segurança ou de ter um número mínimo de passageiros nos carros.

23 – É comum no Egito fazer apenas duas refeições, uma ao acordar e outra por volta das 18 horas.

24- Há cantos que são disseminados pelas mesquitas cinco vezes ao dia e que são ouvidos na cidade toda. Então é hora de os muçulmanos pararem o que estão fazendo e irem rezar. Muitos, porém, não podem rezar naquele momento (por estarem trabalhando, dirigindo, etc) então eles rezam as cinco vezes obrigatórias pela religião em outro horário, embora nem todos cumpram essa regra. Mesmo assim, com o barulho da Mesquita, todos desligam as musicas e sons que estão ouvindo por sinal de respeito.

25- No Cairo muitas pessoas falam inglês e é comum em diversas universidades os alunos terem aulas em inglês.

26- Os egípcios comem muito pão e é comum comer pão com feijão, faláfel e até batata frita.

27- Há alguns cristãos ortodoxos no Egito (cerca de 20%), mas esses também levam a sua religião a sério, inclusive cobrindo o cabelo quando vão a missa. Religião no Egito é extremamente relevante na vida das pessoas.

28 – As mulheres trabalham, estudam e tem uma vida comum. De acordo com os egípcios elas não são vistas como inferiores, apenas tem que ser mais “protegidas” do que os homens.

29- Muitos dos médicos egípcios são homens e como eles não podem tocar no corpo das mulheres, há uma dificuldade em se obter diagnósticos de certas doenças.

30 – Como todo caso há sua exceção, alguns egípcios e egípcias bebem, vão a baladas (o que não é nada comum) e fazem tatuagens (o que é proibido no Islamismo). Muitos questionam a sociedade em que vivem e principalmente a maioria das mulheres são contra o assédio em que presenciam.