Parintins: Garantido traz a ‘Magia e Fascínio no Coração da Amazônia’

Na quinta-feira (29), na Chácara do Boré, em Parintins, o Garantido apresentou o seu projeto de arena com o tema“Magia e Fascínio no Coração da Amazônia” para o 52º Festival Folclórico da Ilha Tupinambarana.Na apresentação por diretores e integrantes do desfile, dentre estes Israel Paulain (apresentador), Sebastião Júnior (levantador), André Nascimento (Pajé) e Denildo Piçanã (Tripa do Garantido).

Boi Garantido - Foto: Paulo Sicsu

Fred Goes, da Comissão de Arte, relembrou os momentos em que o fundador do do Garantido Lindolfo Monteverde brincava de boi nos terreiros de Parintins. “Eu era criança e via Lindolfo brincando de boi e hoje me emociono por fazer parte do Garantido e por ver o quanto ele evoluiu. Quando cheguei aqui (chácara) lembrei do mestre Lindolfo brincando nos terreiros e por isso fiquei emocionado”, comentou.

Sobre a temática do Garantido para o Festival, ele falou sobre a força do coração, da cultura e da Amazônia.”Nós vamos apresentar um dos bois mais bonitos. Vamos falar da magia no sentido da criação da Amazônia. Nunca é demais falar da nossa Amazônia. O Garantido vai mostrar uma Amazônia linda e viva na arena”, completou.

Para Edvan Oliveira, diretor de arena, o projeto do Garantido vai falar sobre preservação, o real e o imaginário. “O nosso projeto vai emocionar e vamos conseguir alcançar o nosso objetivo principal, que é levar o título para a Baixa do São José”, comentou Oliveira.

Coreografias

O Boi Bumbá Garantido traz esse ano para a arena do bumbódromo uma nova proposta cênico coreográfica. O maior grupo de dança do vermelho e branco é formado por brincantes de Parintins, o conhecido tribão, e a ideia é mostrar uma dança mais "pé no chão". O coreógrafo Élio Siqueira conta que esse ano o bumbá vai apresentar uma dança mais tradicionalmente indígena. “O Garantido vem mais tribal", adianta o dançarino que está no boi há quase 30 anos, 20 como coreógrafo.

Carla Santos, que também faz coreografias e participa das criações de palco e arena. No festival, o Garantido vai contar com cerca de 600 pessoas em momentos como ritual, celebração folclórica, figura típica, lenda e tribos.

O maior contingente de brincantes é de Parintins, mas o boi realiza parcerias com grupos de dança de Manaus Wankô Kaçawere, Garantido Show e Grupo Somos o Show, Maués Porantin, Santarém Festa do Carimbó, Presidente Figueiredo Ágata, Óbidos Quadrilha, Macapá Amigos da Toada, Vila Amazônia e Mocambo.

O coreografo Rondineli Batista, que em 2016 apresentou a dança dos "Macacos Vermelhos", aprova as parcerias, mas destaca que o tribão deve ser de Parintins. “Aprovamos a ideia do presidente de voltar às tribos para Parintins. A Cidade Garantido fica mais movimentada e mais acolhedora”, acredita. "As pessoas estavam ansiosas para que as tribos voltassem a ser de Parintins", revela o coreógrafo Pedro Evangelista.

Ele esta no boi desde 1992 e faz parte do grupo de dançarinos que iniciou o Garantido Show e agora é uma das cabeças pensantes do Garantido na área cênico coreográfica. Pedro conta que os ensaios para 2017 já chegam a mais de dois meses, porém, os trabalhos de formatação das coreografias acontecem desde novembro do ano passado.

O bumbá prepara uma apresentação dinâmica, quando a dança será peça importante e expressiva no espetáculo vermelho e branco.

Espetáculos para o 52º Festival

1ª Noite: ‘Amazônia magia e fascinante’: A lenda ‘Nosoken, afloresta encantada’ abrirá o espetáculo. Depois o boi apresentará a Figura Típica Regional, ‘Quilombolas da Amazônia’. Seguida da Celebração Folclórica: ‘Auto do Boi na Amazônia’ e encerrará com o Ritual de iniciação do Pajé.

2ª Noite: ‘Folclore e resistência cultura’: A Lenda Amazônica, ‘A Kanaimã; Figura Típica Regional, Caboclo Ribeirinho; Celebração Folclórica, Auto do Boi da Tradição e encerrará com o Ritual Pajé dos Pajés.

3ª Noite: ‘Amazônia, fé e esperança ’: Celebração Folclórica, Romeiros da Tradição; Lenda Amazônica: Ypupiara, Bicho do Fundo; Figura Típica Regional, Ceramista da Amazônia; e encerrará com o Ritual Indígena, O Eldorado.