Movimentos

27 de junho de 2017 - 13h46

Contag e Federações defendem Diretas Já e convocam para o dia 30


Fetag-RS
   
Confira a nota na íntegra baixo:

Por Diretas já! Nenhum Direito a Menos! E Fora Temer!
 
O Brasil passa por um momento de crise política, econômica, social e institucional.
 
Dados recentes registram mais de 14 milhões de trabalhadores desempregados durante o governo Temer; um recorde na série histórica do IBGE. Este mesmo governo é reprovado por 89% da população brasileira, que reivindica eleições diretas para substituir Temer, de acordo com pesquisa da CUT/Vox Populi, realizada entre os dias 2 e 4 de junho.
 
Entre os muitos motivos da rejeição ao governo Temer estão as emendas à Constituição que retiram direitos da população e dos trabalhadores(as), como a PEC 55, que se transformou na emenda à Constituição 95/2016, congelando por 20 anos os gastos do governo nas áreas sociais, e as propostas de “reformas” previdenciária e trabalhista.
 
Agravando o quadro político do Brasil, divulgações recentes registraram nacional e internacionalmente a ligação direta do presidente Temer a situações e pessoas envolvidas em atos de corrupção e obstrução da justiça.
 
A Contag entende que só a eleição direta é capaz de restabelecer legitimidade ao sistema político, e construir um Brasil livre e democrático.
 
Para a diretoria da Confederação, não se pode afirmar que a antecipação das eleições seja inconstitucional. A eleição indireta de um presidente em nada contribuiria para resolução da atual crise. Dada a gravidade da situação, cabe ao Congresso discutir e aprovar, em caráter emergencial, a emenda que possibilita as eleições diretas.
 
A  Contag, Federações e Sindicatos seguem participando de importantes agendas de mobilização e resistência. Recentemente, passamos a integrar a Frente Ampla Nacional pelas Diretas; construímos o Plano Popular de Emergência e Ato em Defesa das Diretas Já e apoiamos a Frente Parlamentar em Defesa das Diretas.
 
Diante deste cenário, convocamos todos e todas para parar o Brasil no Dia 30 de junho, com a Greve Geral por Diretas já! Nenhum Direito a Menos! E Fora Temer!!!
 
Direção da Contag



CTB

  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais