Abertura do 2º Congresso da CTB-CE vira ato “Fora Temer e Diretas Já”

Uma noite animada, de unidade e consciência política. Foi com o clima de unir forças contra os retrocessos que ameaçam o povo brasileiro, em especial a classe trabalhadora, que foi aberto na noite desta sexta-feira (23), em Fortaleza, o 2º Congresso Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Ceará (CTB-CE). O Sindicato dos Bancários do Ceará sedia o encontro, que reúne mais de 200 delegados e representantes de 54 sindicatos.

Abertura do 2º Congresso da CTB-CE vira ato “Fora Temer e Diretas Já”

Com representantes de diversos segmentos e diferentes frentes dos movimentos sociais, a abertura do encontro transformou-se em ato político que ratificou as bandeiras unificadas: Fora Temer, Diretas Já, contra as Reformas Trabalhista e da Previdência e por nenhum direito a menos! Em todas as intervenções, o reforço para a mobilização de cidadãos, entidades, sindicatos, frentes, partidos políticos, sociedade civil organizada e centrais sindicais para a participação da próxima Greve Geral, que promete parar o país na próxima sexta-feira, 30 de junho.

“Primeiramente Fora Temer! É com esse espírito que nos reunimos neste final de semana para realizar nosso 2º Congresso Estadual da CTB no Ceará. Sob o lema ‘Democracia, Resistência e Luta’, enaltecemos este clima de unidade da classe trabalhadora contra a opressão. Deveremos sair daqui ainda mais convictos e avançar no debate tanto para a construção da Greve Geral quanto na resistência a este Governo golpista que ameaça a classe trabalhadora. Vamos avançar, porque só o povo na rua é capaz de barrar este retrocesso”, conclama Luciano Simplício, presidente estadual da CTB-CE.

Representantes de diversas entidades prestigiaram o encontro da Central e manifestaram apoio às atividades e ao trabalho da CTB. A médica Teresinha Braga, membro do núcleo cearense do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) garante: “Nós não vamos aceitar essas reformas que querem impor à classe trabalhadora. Dizemos Não a esse governo e Sim à luta dos trabalhadores e à Greve Geral do próximo dia 30. A unidade das Centrais Sindicais que vemos aqui é um exemplo que devemos estimular. Vamos juntos! É luta e povo na rua que vai barrar este governo golpista”.

Bandeira unificada

Representando a Frente Brasil Popular, Miguel Brás reafirma a aliança que unifica centrais, frentes, partidos políticos e diversas frentes do povo organizado em defesa da bandeira unificada contra as ameaças à classe trabalhadora. Luis Carlos, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), avalia que a “palavra de ordem é unidade em defesa das Diretas”. O sindicalista Mauri Melo considera que o 2º Encontro Estadual da CTB-CE prepara os trabalhadores para a grande Greve Geral e “certamente faremos a diferença com o povo na rua”.

O presidente estadual do PCdoB-CE, Luís Carlos Paes, confirma a alegria de participar da abertura do Congresso. “Esta nossa união é fundamental. E não só da classe trabalhadora, mas de todo o povo brasileiro. Somente uma grande frente, de milhões de brasileiros, poderá barrar a regressão imposta por este governo usurpador. Vamos acumular energia para, juntos, ajudarmos a construir esta grande unidade e garantir uma frente ampla em defesa do Brasil, da Democracia e dos direitos do povo brasileiro!”, defende.

Com longa jornada na defesa dos direitos dos trabalhadores, Inácio Arruda, ex-senador e atual secretário estadual da Ciência e Tecnologia do Ceará, considera que o Congresso se dá em momento de muita luta de todo o povo brasileiro. Ele reforça o chamado para o dia 30, “ato de grande interesse não só dos trabalhadores, mas do povo brasileiro”. “Dia ocupar as ruas para defender a nação, a pátria e o país. É nosso papel reforçar o movimento para retirar este governo, seja de que forma. Vamos às ruas, com muita luta e organização popular, coisa que o povo saber fazer bem e já batalha há muitas décadas. Vamos em frente, sem nenhum direito a menos!”, conclama.

Unidade das Centrais

Raimundo Júnior, representante da Nova Central, ratifica o “compromisso inarredável de estar junto com trabalhadores e as demais centrais sindicais para barrar todos estes retrocessos”. Já Wil Pereira, presidente da CUT-CE, reafirma que o movimento sindical e suas centrais permanecem “vigilantes” contra os ataques. “A fala de todos que me precederam é a mesma da CUT, não há divisão nem divergências. Digo com orgulho que visto a camisa de todas as centrais sindicais e destaco a parceira que a CTB tem exercido na construção deste diálogo. Vamos continuar atuantes e conscientes e, no dia 30, chamar familiares, amigos, colegas de trabalho para ocupar as ruas e dizer ‘Fora Temer”.

Bom humor, alegria e engajamento

O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, encerrou o ato destacando o “bravo povo nordestino” que, em noite especial, véspera de São João, discutia política. Com bom humor, alegria e engajamento, chamou delegados e convidados a dançar o “forró da resistência”.

Para o sindicalista, o ciclo de encontros estaduais, que acontecem em todo o país e culminarão no Congresso Nacional da entidade, que será realizado em agosto deste ano, em Salvador, acontece num momento “ímpar da luta política nacional”. “Tudo parece surreal. Construímos uma expectativa que impactou para melhor na vida das pessoas, mas vimos que o tempo fechou. Estamos diante da mais grave crise do sistema capitalista mundial, que exige de todos nós e do movimento sindical luta de resistência”.

O dirigente reforçou a importância de mobilizar a classe trabalhadora para a participação efetiva do povo na Greve Geral. “Estamos num quadro de muita imprevisibilidade, onde tudo pode mudar a qualquer hora. Precisamos nos animar, pois o momento é oportuno. Querem asfixiar o movimento sindical, mas enquanto estivermos à frente desta luta vamos defender a coletividade. É o povo que sofre as consequência deste sistema perverso. A luta é condição necessária para garantir a nossa sobrevivência. Vamos aqui, em casa, no trabalho, onde quer que atuamos, discutir muita política e não nos deixar enganar. Disseram que o golpe ia resolver o problema do país, mas o que vemos é o contrário. Vamos resistir! À luta até a vitória”, ratificou.

Mais

Também participaram do ato de abertura do 2º Congresso da CTB-CE representantes do Sindicato Apeoc, Asseio e Conservação, Sindsaúde, Sindcam, Sidágua, Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, dentre outras entidades. Os deputados federais Chico Lopes (PCdoB) e Odorico Monteiro (PSB) prestigiaram o encontro.

Na programação do encontro, que prossegue neste sábado (24), serão discutidos temas como conjunturas internacional e nacional, plano de lutas, balanço da atual gestão além da eleição da nova direção da entidade no Ceará e dos delegados que representarão o Estado na plenária nacional, a ser realizada dos dias 24 a 26 de agosto deste ano, em Salvador (BA).