Evo Morales reafirma apoio aos imigrantes do mundo

Esta terça-feira (20), marca o Dia Mundial dos Refugiados. Durante um grande evento dedicado ao tema na Bolívia, o presidente Evo Morales enviou uma mensagem de apoio “aos imigrantes do mundo”. O chefe de Estado reiterou a necessidade de reivindicar o papel do migrante, ao mesmo tempo que ressaltou seu rechaço à construção de muros entre os países.

Evo Morales - ABI

“Os muros entre os povos são um atentado contra a humanidade. Nenhum país do mundo triunfou construindo muros. Não devem existir muros para as pessoas e as famílias do mundo”, disse o presidente

No início da Conferência dos Povos, onde foram debatidos o racismo e a xenofobia, estiveram reunidos líderes da esquerda latino-americana e mundial, entre eles o presidente Evo Morales, e os exs-presidentes do Equador, Rafael Correa e da Espanha, José Luis Zapatero.

Para Evo, o sistema capitalista impôs fronteiras que dividem e descaracterizam as pessoas, mas a cultura e a vida “resiste aos séculos”. Diante disso, enfatizou que “os imigrantes não são os culpados pela crise econômica mundial e tem direito à cidadania universal e à mobilidade humana”.

“Não pode existir no mundo nenhum ser humano ilegal, sem liberdade e sem cidadania”, destacou o presidente.