Esquenta: Metalúrgicos de SP mobilizam com assembleias nas fábricas  

Trabalhadores metalúrgicos de São Paulo, Mogi das Cruzes e ABC paulista aderiram ao Esquenta Greve Geral desta terça-feira (20). Desde a madrugada, dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e também do ABC realizam assembleias com trabalhadores nas portas de fábrica. Na capital, agenda unitária das centrais encerrará o dia de mobilização contra as reformas da Previdência e Trabalhista com um "Arraiá" em defesa dos direitos na praça da Sé.

Miguel Torres e trabalhadores da Valeo na zona sul de São Paulo

"Contamos com a participação de cada um no dia 30, nesta greve que realizaremos no país como um todo. Repetir o dia 28 é o primeiro desafio", afirmou Wagner Santana, presidente eleito do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), que tomou posse neste domingo. O dirigente participou nesta terça de assembleia realizada às portas da fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo.

Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo/Mogi das Cruzes e da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e vice-presidente da Força Sindical, liderou às 6h desta terça assembleia dos trabalhadores da Valeo, zona sul de São Paulo, com o diretor Teco.

“A participação da classe trabalhadora nas mobilizações sindicais é fundamental para a resistência contra os ataques às aposentadorias e aos direitos trabalhistas. Vamos continuar a pressão para que o Congresso Nacional não aprove as propostas impopulares e nocivas aos trabalhadores e ao desenvolvimento econômico e social do País”, diz Miguel Torres.

A reforma trabalhista está sendo debatida nesta terça na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e deverá ter o relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) votado nesta data. O relatório orienta para a aprovação da proposta da forma como foi aprovada pela Câmara dos Deputados e é questionado pela oposição e centrais sindicais.

Veja imagens da panfletagem no ABC paulista se intensificou nesta terça-feira e permanecerá até o dia 30 de junho.