Centrais:Greve geral é caminho para resistir contra governo e reformas

Ganhou força nesta terça-feira (20) o Esquenta para a greve geral, orientada pelas centrais sindicais para o dia 30 de junho contra as reformas da Previdência Social e trabalhista do governo ilegítimo de Michel Temer. As atividades incluem panfletagens em portas de fábricas, pontos de ônibus, garagens de ônibus, aeroportos e metrôs. A mobilização iniciou na madrugada de terça e se estenderá por todo o dia. Às 17h acontece o “Arraiá” e ato político das centrais na Sé, em São Paulo.

CTB faz panfletagem no metrô itaquera

Nesta segunda-feira (19), entidades organizadas dos trabalhadores dos transportes se reuniram em São Paulo para debater a construção da greve do dia 30. Lideranças das centrais presentes à plenária acenaram que a realização da greve é o caminho para denunciar as reformas no Congresso, especialmente, a trabalhista que avança com velocidade no Senado. 

De acordo com as centrais, Michel Temer tem conduzido um processo que joga nas costas do trabalhador a conta da crise. Com as acusações da JBS, o presidente ilegítimo perdeu qualquer condição  de se manter à frente da condução das reformas. Para as entidades, Temer não apresentou nenhuma medida que pudesse tirar o país da crise.
O presidente da CGTB, Ubiraci Dantas (Bira), lembrou que desde a greve geral, em 28 de abril, a situação do emprego só piorou, as condições de permanência do governo ilegítimo de Michel Temer também, com novas denúncias de corrupção. 
Bira destacou que não se pode mais frear a determinação do trabalhador para a greve: “Não dá para substituir a vontade do povo. A greve tem de sair de qualquer jeito”, reiterou durante o encontro dos transportes.
 
O presidente da CTB, Adilson Araújo, avaliou que Temer continua no cargo de presidente porque o golpe só terá valido a pena se as reformas forem aprovadas. “Não temos outra alternativa, temos de resistir”, disse. Concluiu: “Vamos fazer o dia 30 de luta, de muita resistência”, garantiu.
 
O secretário da Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates (Mancha), ressaltou o descontentamento da classe trabalhadora com as medidas recessivas de Temer e do Congresso: “Na base existe uma insatisfação muito grande e a insatisfação cresce. É preciso transformar insatisfação em ação. É por isso que é importante a ação das Centrais Sindicais no sentido de fazer o esquenta, ir pra base das categorias, colocar em votação a greve geral e deixar as assembleias decidirem”.
Mediador do encontro, o presidente da Nova Central SP Luiz Gonçalves (Luizinho) lembrou que muitas categorias representadas pelas Centrais, presentes na plenária dos Condutores, farão assembleias nos próximos dias para confirmar participação na paralisação geral. 
“Eu acredito que teremos um movimento muito forte dia 30. As manifestações do dia 20 com certeza serão bem representativas e haverá aprovação de documento referendando o calendário de mobilização. A conjuntura é difícil, mas não existe desmobilização”, garantiu.
 
Também participaram da reunião, pela CUT: Vagner Freitas (presidente nacional), Douglas Izzo (CUT SP), Paulo Estausia (Confederação Nacional Trabalhadores em Transporte e Logística); Antônio Carlos Cordeiro (Intersindical); Wagner Farjado (Fenametro); Chiquinho Pereira (secretário de Organização Sindical da UGT); Vilson Mesquita da Silva (Simtratecor); Kátia Rodrigues (FESSP); Ilda Fiori (CMB), Leonildo Bittencourt Canabrava (Sindicato dos Trabalhadores da Central do Brasil, que representa os funcionários da Linha 11-Coral), entre outros.

Conheça onde acontecerão atos e panfletagens nos outros estados neste dia 20:

AMAZONAS – Manifestação/ panfletagem nas zonas centrais da cidade

BAHIA – 15h – Ato Mobilização em Campo Grande/Salvador, com caminhada de trabalhadoras e trabalhadores

CEARÁ – Panfletagem no Aeroporto Internacional Pinto Martins e diálogo com a sociedade em Fortaleza

MARANHÃO – 16h – Concentração Praça João Lisboa

MINAS GERAIS – Atividades de diálogo com a população sobre a Greve Geral e as reformas da Previdência e trabalhista, nos seguintes locais:

– Praça Sete (sindicatos responsáveis: Bancários de BH, Enfermeiros e Sindsep)

– Estações do metrô (sindicatos responsáveis: Sindieletro, Sindmetro, Sind-UTE MG)

– Estações de ônibus/Move (sindicatos responsáveis: Metalúrgicos de BH e Contagem, Sindipetro MG, Sindifes, Sindibel, Sind-Sáude, Sindágua, Conam)

MATO GROSSO – 7h30 – Arrastão no centro de Cuiabá, com panfletagem

PARAÍBA – 5h – Panfletagem o dia inteiro, começando em frente ao terminal da Estação Ferroviária e seguindo para vários pontos como Ponto de Cem Réis, Lagoa Parque Solon de Lucena, terminais de ônibus urbanos, etc.

PERNAMBUCO – Assembleias em locais de trabalho e panfletagem

– Panfletagem ás 6h30, Metrô Estação Recife

– Panfletagem às 6h30, Estação Metrô Joana Bezerra

– Ato no aeroporto dos Guararapes, 09h, na entrada do embarque

– Grande panfletagem, concentração às 15h, saindo do Derby em direção ao Cais de Santa Rita

PARANÁ – Assembleias em locais de trabalho e panfletagens no interior e capital

RIO GRANDE DO NORTE – Panfletagem nas principais ruas de Natal /Plenária com o Movimento Sindical e Populares

RIO GRANDE DO SUL – 5h – mutirão no Aeroporto Internacional Salgado Filho e às 17h30 ato no Largo Glênio Peres, no centro da capital gaúcha

RORAIMA – 18h – Auditório do IFRR plenária com movimento sindical e movimentos populares

SANTA CATARINA – Manhã – Panfletagem em portas de fábricas e escolas

16h30 – Ato Cultural em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis

Jaraguá do Sul – 14h panfletagem na praça

Lages – 17h – mareada no calçadão