Rubens Jr debate sobre Reforma Política no Congresso da UNE

 

Rubens Jr leva debate sobre a Reforma Política para o congresso da UNE
Durante cinco dias Belo Horizonte (MG) reuniu toda a diversidade do movimento estudantil brasileiro. Realizado até domingo (18), o 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) foi palco de importantes debates, um deles contou com a participação do deputado federal Rubens Júnior (PCdoB/MA). “O clima do congresso é espetacular. Boas discussões, com muita esperança”, destacou o deputado.

Com o tema Reforma Política e Combate à Corrupção, jovens do Brasil inteiro estiveram reunidos com o parlamentar maranhense e com o advogado e ex-presidente da UNE, Aldo Arantes; com o diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Júlio Turra; e com o editor do jornal Hora do Povo, Carlos Lopes. Foi uma oportunidade de refletir sobre a realidade nacional e apontar novos caminhos para uma educação democrática e plural, que contemple a diversidade brasileira com respeito e oportunidade.

Representantes de mais de 90% das universidades brasileiras de todos os Estados brasileiros construíram o maior Congresso da UNE em 80 anos da entidade.Foram 15 mil estudantes que vieram de mais de 420 caravanas de todas as regiões. A maior delegação foi de São Paulo, que levou cerca de 1,2 mil estudantes.

UNE elege Marianna Dias nova presidenta

A estudante de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Marianna Dias (25), natural de Feira de Santana (BA), foi eleita presidenta da entidade durante a Plenária Final do encontro, realizada no Ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte.
Candidata da chapa “Frente Brasil Popular: A unidade é a bandeira da esperança”, Marianna obteve 3.788 votos (79%) e assumirá a presidência da UNE pelos próximos dois anos.

Cinco chapas foram inscritas. Em segundo lugar veio a chapa “Fora Temer, rumo à greve geral contra as reformas” com 690 dos votos (14,33%). Em terceiro a chapa “Vem que a UNE é nossa” com 148 dos votos (3.09%). Em quarto a chapa “Fora Temer, eleições gerais já. Mutirão na UNE” com 85 dos votos (1,77%) e em quinto a chapa “Reconquistar a UNE: por nenhum direito a menos, fora temer, diretas já!”, com 84 dos votos (1,75%).

A nova presidenta reforçou a unidade entre as forças populares e do movimento estudantil para derrotar o governo de Michel Temer.

Diretas Já

Além da nova diretoria, a 55ª edição do congresso aprovou em consenso a “Carta Belo Horizonte”, documento que unifica as reivindicações do movimento estudantil presentes ao encontro em Minas Gerais.

Além disso, foram aprovadas no sábado (17) três resoluções (conjuntura, movimento estudantil e educação), e 11 moções sobre diversos assuntos como, por exemplo, apoio e solidariedade a Rafael Braga, único condenado criminalmente na ocasião das Jornadas de Junho de 2013; a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS); a reivindicação de cotas raciais na Universidade de São Paulo (USP); e a construção da greve geral no próximo dia 30 de junho.

A plenária final também definiu a luta da UNE em torno das ”Diretas Já”. O documento aprovado diz que o objetivo é que o povo eleja um presidente que possa convocar uma assembleia constituinte soberana, eleita sob novas regras, sem financiamento empresarial, “única forma de anular as ‘deformas’ impostas pelo governo golpista de Michel Temer.”