Pesquisa do Ibope revela quem influenciará o eleitorado em 2018

O Ibope Inteligência divulgou pesquisa de opinião pública sobre o clima para as eleições gerais de 2018. O trabalho tem como objetivo medir o grau de influência (muita, pouca, nenhuma) de alguns canais de comunicação e informação na decisão de escolha do candidato de preferência à Presidência da República nas eleições.

Secretaria analisa presença das mulheres nas eleições de 2014 - Reprodução

Internet e redes sociais (36%), mídia tradicional (35%), conversas com amigos (29%), movimentos sociais (28%) e conversas com parentes (27%) terão muita influência entre o eleitorado, seguidos dos partidos políticos (24%), os políticos influentes (23%), igreja/líderes religiosos (21%) e artistas/celebridades (16%). Entretanto, quando se soma muita e pouca influência, as conversas com os amigos lideram com 58%, seguidas das conversas com parentes, internet/redes sociais e mídias tradicionais – cada uma com 56%.

Assim, se isoladamente internet e redes sociais têm muita influência, quando se soma muita e pouca influência, a troca de informações entre conhecidos tem prevalência sobre o eleitorado consultado. Há ainda que se considerar que as redes sociais também promovem as conversas entre amigos e parentes.

Considerando ainda a soma de muita e pouca influência, os partidos políticos (46%) e os próprios políticos (43%%) – a base sob a qual estão assentadas as disputas – só ficam a frente das lideranças religiosas (43%) e dos artistas e celebridades (35%). Quando a questão é nenhuma influência, artistas/celebridades (60%), igreja e líderes religiosos (54%), políticos influentes (52%) e partidos políticos (51%) têm os maiores índices.

A pesquisa foi realizada entre 18 e 22 de maio e ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A pesquisa está disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/arquivos/JOB_0372_ELEI%C3%87%C3%95ES%202018%20-%20Relat%C3%B3rio%20de%20tabelas%20(P3).pdf