55º Congresso da UNE: Estudantes de todo o país ocupam Belo Horizonte

Os oitenta anos da União Nacional das Estudantes serão comemorados naquele que promete ser o maior congresso da história da entidade. O 55º Congresso da UNE (Conune), que se realiza de 14 a 18 de junho, em Belo Horizonte (MG) terá a maior programação de conferências, atividades culturais e atos se comparada a outras edições realizadas na capital mineira.

Caravanas rumo ao 55º Conune - Cuca da Une

Começam a chegar nesta quarta a BH caravanas de estudantes de todo o pais. São esperados dez mil estudantes. Segundo Rarikan Heven, diretor da entidade, são mais de 350 ônibus do país inteiro rumo a Belo Horizonte.

“Este será o maior Congresso da história da entidade, tanto em número quanto em representatividade. Foram credenciados 7.222 delegados, de cerca de 90% das universidades do país”, definiu Rarikan.

Na opinião do diretor da UNE, é muito importante que a juventude participe em peso do Congresso, principalmente, no atual momento que o país vive. “A luta pelas Diretas Já, por uma Educação pública e de qualidade, e em defesa dos estudantes brasileiros são pautas principais de debates nos próximos dias. Assim, teremos uma UNE revigorada e forte, capaz de enfrentar os próximos desafios”, avaliou.

A História do Brasil passou pela UNE

No ano em que completa 80 anos, a UNE exibe um pouco da história da entidade através do documentário Praia do Flamengo 132, do diretor Vandré Fernandes. Um dos fatos marcantes é a ocupação do Clube Germânia pelos estudantes, que pressionavam o presidente Getúlio Vargas a se posicionar contra o nazifascismo. O ano era 1942, que ficou datado pela formalização da doação do imóvel feita pelo governo de Getúlio à entidade estudantil.

“A história do Brasil passou por aquela sede”, contou Vandré. Ele lembrou ainda que o documentário também joga luz sobre a importância cultural da UNE mesmo antes da criação do Centro Popular de Cultura da UNE nos anos 60.

Vandré ressaltou que os primeiros ensaios do balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro aconteciam na sede e também um dos primeiros ensaios do Teatro Experimental do Negro, em 1943. A companhia teatral tinha no seu elenco o ator Grande Otelo.

O documentário traz também entrevistas com figuras como o cineasta Cacá Diegues, o poeta Ferreira Gullar, os atores Milton Gonçalves, Flávio Migliaccio e Vera Gertel e o músico Carlos Lyra, autor do hino da UNE;

Praia do Flamengo é o acontecimento cultural que abre oficialmente o 55º Conune. A exibição gratuita do documentário será nesta quarta (14) a partir das 19h no Cine Belas Artes, em BH.

Debates simultâneos

Os debates serão realizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e acontecerão simultaneamente. Entre os temas desta quinta-feira (15) estão “A liberdade de expressão e a criminalização dos movimentos sociais”; “Redução da maioridade penal e a luta contra o encarceramento da juventude negra” e A luta pela democracia e as Diretas Já!.

Confira AQUI a programação completa do 55º Conune

Veja algumas imagens das caravanas:

Rio Grande do Norte

Mato Grosso


Sergipe



Pernambuco

Recôncavo baiano

Acre

Paraíba



Ceará





Alagoas