Atirador abre fogo contra políticos republicanos nos EUA

Um tiroteio na manhã desta quarta-feira (14) em um campo de baseball em Alexandria, Virginia, nos Estados Unidos, feriu o deputado republicano Steve Scalise e outas três pessoas.

estados unidos

Scalise, líder da maioria republicana na Câmara dos Representantes, foi ferido no quadril e estaria em condição “estável”. Vários deputados e senadores também estavam no evento, pois o campo de baseball é usado para prática esportiva pelos congressistas norte-americanos.

Os outros feridos são dois policiais do Capitólio e o próprio atirador. A polícia de Alexandria publicou no Twitter que uma pessoa suspeita de cometer o ataque foi detida. Não foi descartada nenhuma hipótese para a motivação do ataque.

"Escutei uns 50 ou 60 tiros de arma de fogo. Se não fosse a rápida ação da polícia, estaríamos todos mortos", disse o senador republicano Rand Paul.

Informado sobre o ocorrido na Virginia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que completa 71 anos de idade hoje, lamentou o fato pelo Twitter. “Deputado Steve Scalise da Louisiana, um amigo de verdade e patriota, ficou seriamente ferido, mas irá se recuperar completamente. Nossos pensamentos e orações estão com ele.”

O atirador estava armado com um fuzil e teria disparado ao menos 50 tiros. Ele foi baleado e preso pela polícia. Sua identidade, assim como os motivos para o ataque, ainda não foram revelados.
"Estávamos treinando rebatidas", contou o senador Jeff Flake.

"De repente, ouvimos tiros muito altos. O atirador estava em cima do banco de reservas próximo à terceira base e tinha uma visão clara do campo". Flake relatou que o suspeito tinha "um fuzil de algum tipo e muita munição".
Steve Scalise

O deputado Mike Bishop, de Michigan, relatou que Scalise estava na segunda base quando foi atingido. Já o também deputado Morris Brooks, do Alabama, contou que Scalise, de 51 anos, foi baleado no quadril.

"Ele rastejou pelo campo, deixando um rastro de sangue. Começamos a lhe dar líquidos. Eu pressionei sua ferida no quadril", disse. Segundo Brooks, assessores e dois agentes da lei estão entre os feridos.

A Polícia do Capitólio afirmou que os agentes que fazem parte da escolta de Scalise reagiram com tiros e feriram o atirador. Segundo um assessor do Congresso, Scalise está em condição estável no Hospital Universitário George Washington.

O chefe da polícia de Alexandria, Michael Brown, comunicou que cinco pessoas "foram transportadas do local em ambulâncias", mas não divulgou informações sobre suas identidades. De acordo com a polícia local, o suspeito está sob custódia e não representa mais uma ameaça.

Scalise é o terceiro na hierarquia republicana dentro da Câmara dos Representantes dos EUA. Ele e cerca de outros 25 legisladores do partido estavam treinando para uma partida de caridade no campo em Alexandria, cidade próxima a Washington.