Mais de 60% dos norte-americanos apoiam aproximação entre EUA e Cuba

Um estudo feito pela consultoria Morning Consult concluiu que 65% dos norte-americanos, incluindo mais de seis em cada 10 republicanos, apoiam a reaproximação dos EUA com Cuba. O estudo foi feito com 1.973 eleitores, entre os dias 23 e 25 de maio.

Obama e Raúl Castro - Reuters

O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (12), mostrou que apenas 18% dos norte-americanos se opõem à reaproximação com a ilha caribenha. Em relação às viagens e comércio com Cuba, 64% dos eleitores apoiam a flexibilização das políticas para manter essas restrições, enquanto 22% rejeitam-nas. A pesquisa revela que um movimento para apertar essas restrições seria amplamente impopular dentro da base republicana do presidente Donald Trump.

"É raro neste ambiente político envenenado uma questão que una republicanos, democratas e independentes. O apoio esmagador do povo norte-americano para continuar a política em relação a Cuba deve servir como um alerta ao presidente Trump", disse o presidente da Engage Cuba, James Williams, que divulgou o estudo, em uma nota divulgada pela agência Prensa Latina.
O estudo também revelou que 55% dos eleitores do Partido Republicano apoiam a reaproximação financeira e comercial com Cuba, em comparação a 26% que são contrários a essa política.

Uma das mudanças que estão sendo consideradas pela administração de Trump é a proibição das empresas dos EUA de negociar com entidades que estão ligadas às Forças Armadas Revolucionárias da Cuba. Williams considera que uma reversão das medidas tomadas feriria empregos norte-americanos, regulamentações onerosas, além de prejudicar o povo cubano e a comunidade empresarial do país.

"Os interesses pessoais e políticos de dois membros do Congresso não devem pesar mais do que a vontade do povo norte-americano e que os melhores interesses dos cubanos na ilha", acrescentou Williams.

Trump deverá discursar em Miami na próxima sexta-feira (16) e anunciar aspectos das medidas adotadas pelo ex-presidente Barack Obama.

A decisão de restaurar os laços diplomáticos entre os Estados Unidos e Cuba foi anunciada por Obama e o presidente de Cuba, Raúl Castro, em 17 de dezembro de 2014. Os dois países não tinham relações diplomáticas desde 1961.