Congresso da UNE começa nesta quarta em Belo Horizonte (MG)

Ciro Gomes, as parlamentares Luciana Santos (PCdoB), Gleisi Hoffmann (PT) e Manuela d’Ávila (PCdoB), além do ativista social Guilherme Boulos são alguns dos mais de cem palestrantes do 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). O ato “Minas pelas Diretas Já” tem a confirmação de dezenas de artistas que estarão no ato na Praça da Estação. Confira AQUI a programação.

União Nacional dos Estudantes (UNE)

No ano em que completa 80 anos em 2017, a UNE prevê realizar um de seus maiores congressos e somar participação recorde. São esperados dez mil jovens, de todos os 27 estados e do exterior, em uma extensa programação que segue até o dia 18. Ao fim do Congresso, os estudantes definirão os rumos do movimento estudantil no próximo período, assim como a nova presidência e diretoria da entidade.

O Congresso envolve mais de 50 debates e mais de 100 debatedores da política e de outras áreas ligadas à juventude. Entre eles estão o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), a deputada estadual pelo Rio Grande do Sul Manuela d’Ávila (PCdoB), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT),o deputado federal do Rio de Janeiro Chico Alencar (Psol), a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR), o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos e o senador pelo Rio de Janeiro Lindbergh Farias (PT-RJ).

Diretas Já

Assim como aconteceu recentemente no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Porto Alegre, o Congresso da UNE promoverá, junto à Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, um grande ato popular de artistas pelas Diretas Já no Brasil. O evento acontece na sexta-feira (16), na Praça da Estação, com a participação de vários artistas e músicos.

Estreia do filme Praia do Flamengo 132

A abertura oficial do Congresso acontecerá com a exibição gratuita do filme Praia do Flamengo 132, no Cine Belas Artes. O evento é aberto ao público da cidade e os ingressos serão distribuídos a partir das 18h na portaria do cinema. A estreia nacional do documentário apresenta a história do endereço da lendária sede da UNE no Rio de Janeiro, demolida pela ditadura, a partir de seus diversos personagens ao longo de oito décadas. O filme traz depoimentos de personagens da política como José Serra e Aldo Rebelo (ex-presidentes da UNE) e da cultura, como Ferreira Gullar, Milton Gonçalves e Carlos Lyra (participantes do Centro Popular de Cultura-CPC da UNE na década de 1960).

Inscrições

A inscrição está aberta para qualquer estudante pelo site http://inscricao.une.org.br e dará direito à participação em todas as atividades do 55º Congresso da UNE, como debates, palestras, oficinas, atos políticos, grupos de discussão e intervenções culturais. O inscrito também tem direito ao alojamento, além da alimentação (café, almoço e jantar de quinta a sábado e café e almoço no domingo) e ao translado interno de ônibus entre o alojamento e o local onde ocorrerão as atividades.

Eleições na UNE

As eleições na UNE são realizadas em duas etapas. Primeiramente, são montadas chapas nas universidades de todo o país, com votação direta para a eleição de delegados e delegadas que representarão as suas instituições no Congresso. Na plenária final do encontro, os delegados se organizam novamente em chapas para se candidatarem à direção da entidade. Ao final da votação, a nova diretoria da UNE é composta de forma proporcional por todas as chapas participantes, de acordo com o número de votos obtidos. Isto significa que a direção da UNE é formada por diferentes tendências políticas e de pensamento.