Helmilton Beserra é eleito para presidir CTB-PE nos próximos 4 anos 

Reunidos no 4º Congresso Estadual da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) de Pernambuco cerca de 150 delegados e delegadas elegeram a nova direção que vai comandar os rumos da entidade no estado pelos próximos quatro anos. O professor Helmilton Beserra foi eleito presidente. Além de dirigente do PCdoB e presidente do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro-PE), Helmilton Beserra possui uma sólida trajetória de lutas em defesa dos trabalhadores. 

Helmilton Beserra é eleito para presidir CTB-PE nos próximos 4 anos - Divulgação

O congresso teve início na noite de sexta-feira (09) e contou com a presença do secretário-geral da CTB, Wagner Gomes, além de parlamentares, representantes das centrais sindicais, dos movimentos sociais e estudantis. A eleição da nova diretoria aconteceu na noite deste sábado (11), encerrando as atividades congressuais.

Para Wagner Gomes, o evento foi um sucesso e cumpriu seu papel de aprofundar o debate acerca dos desafios da classe trabalhadora na atual conjuntura e a construção de um plano de lutas. “Este Congresso foi uma surpresa positiva para todos os participantes pelo elevado debate e ampla participação, cumprindo seu papel”, avaliou.

Na plenária final (foto), além de aprovar o balanço estadual dos últimos quatro anos e o plano de lutas da próxima gestão, os participantes elegeram os delegados e delegadas que representarão Pernambuco no Congresso Nacional, que acontece entre os dias 24 e 26 de agosto próximo, em Salvador (BA).

Para o presidente eleito, os desafios serão muitos e um dos principais será o de ampliar a intervenção da Central. “Vamos ampliar nossa participação nos sindicatos rurais e urbanos; investir na formação das nossas bases e consolidar a presença da central nas frentes dos movimentos sociais e do Fórum das Centrais”, afirmou Helmilton Beserra.

Audicéa Rodrigues, com informações do Portal da CTB.
Do Recife