Leci discute PL sobre diploma de Tecnólogo e Técnico em Radiologia

Na manhã de sexta-feira (9) aconteceu uma reunião na sede do Conselho Regional dos Técnicos e Tecnólogos em Radiologia de São Paulo (CRTR-SP) para discutir as ações necessárias à aprovação do Projeto de Lei 770/2016. Autora do projeto a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB/SP) falou sobre a importância de sua aprovação.

lecidiploma

Foi uma manhã de muito debate para discutir o Projeto de Lei que irá garantir o futuro da profissão. Idealizado por Sinclair Lopes e gentilmente acolhido pela Deputada Estadual Leci Brandão (PCdoB/SP), o projeto entrou em tramitação em Outubro de 2016, e prevê a obrigatoriedade do diploma de Tecnólogo e Técnico em Radiologia de equipamentos e fontes emissores de radiação corpuscular e eletromagnética, bem como o devido uso de equipamentos de proteção individual para o cuidado, preservação e zelo da saúde do paciente/cliente e de profissionais envolvidos na empregabilidade destas.

"Este projeto não trata de interesses pessoais, mas de uma questão de saúde pública e da segurança da sociedade. Precisamos garantir que apenas pessoas qualificadas operem equipamentos emissores de radiação ionizante", afirmou o presidente Sinclair Lopes.

A aprovação do Projeto de Lei é extremamente importante, pois apenas os Profissionais das Técnicas Radiológicas possuem uma base de estudo condizente com a necessária para operar equipamentos emissores de radiação. O uso indevido deste tipo de radiação pode danificar células, afetar o material genético (DNA), e causar doenças como, por exemplo, o câncer.

Participaram diretores e conselheiros do CRTR-SP, membros da Comissão de Educação, a diretoria do SINTTARESP, representantes da CTB, da Associação Brasileira das Empresas Prestadoras de Serviços de Ensaios Não destrutivos, Inspeção e Integridade de Ativos (ABRAINSP) e da Associação Brasileira Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI).