Farc já entregaram 30% de suas armas às Nações unidas

O comandante em chefe das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Timoleón Jiménez, anunciou nesta quinta-feira (8) que a guerrilha já entregou mais de 30% de seu armamento à missão da ONU encarregada do processo de transição. Ao final do desarmamento, as armas serão utilizadas para construir três monumentos que representarão o fim do conflito, em três países.

Farc - entrega das armas - Colprensa

A entrega estava prevista para terminar no dia 29 de maio, mas o atrasou devido à demora na implementação do acordo de paz. Recentemente o governo de Juan Manuel Santos e as Farc decidiram estender o prazo para a entrega de todas as armas até o dia 20 de junho.

Timoleón Jiménez fez questão de destacar que após o completo desarmamento da guerrilha “jamais voltares a usar a violência, nossa única arma será a palavra, nós prometemos e cumpriremos”.

O processo de desarmamento das Farc é fiscalizado por observadores internacionais de diversos países, selecionados e cadastrados pela ONU para integrar o processo, todos com habilidade de manusear armas. Cabe às Nações Unidas receber todo o armamento, munições e explosivos, armazená-los em container e se certificar de que cada um dos guerrilheiros cumpriu o acordo.


Timoleón Jiménez publicou esta imagem para anunciar que as Farc estão cumprindo sua parte do acordo 

Até abril deste ano a ONU havia registrado cerca de sete mil armas entregues pelas Farc. Depois de serem verificadas, estas armas serão utilizadas para a construção de três monumentos para simbolizar o fim do conflito em três diferentes países.

Um dos observadores do processo, o coronel guatemalteco Lev Ladislao López, disse estar imensamente agradecido às Farc pela atitude de assumir e cumprir um compromisso e, mais que isso, por ter confiado na ONU.