Convenção estadual estreita vínculos do Maranhão com Cuba

A Cônsul de Cuba para o nordeste, Laura Pujol, e a diretora do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, Yarisleides Medina, participaram evento, que visa estreitar a relação entre o Maranhão e o povo cubano.

“Fidel Castro ainda vive, pois sua ideologia sempre permanecerá entre nós”. Esta marcante frase, dita por Laura Pujol, Cônsul de Cuba no nordeste brasileiro, marcou e emocionou muitos dos que participaram durante a Convenção estadual de Solidariedade a Cuba, realizada nesta terça-feira (06/06) na Sala de Multimídia do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, quando foi realizado debate sobre o tema "A atualidade econômica e social de Cuba", que contou, ainda, com a palestra da diretora do Instituto Cubano de Amizade com os Povos – ICAP, Yasrileidis Medina. O evento foi promovido pelo Cebrapaz – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz e pela Fundação Maurício Grabois-MA.

Temas como a participação política da mulher na sociedade, o papel da juventude nas transformações sociais e a luta histórica contra o bloqueio econômico imposto pelos dos Estados Unidos àquele país caribenho despertaram o interesse dos presentes à Convenção. “A Conferência Nacional dos Povos Amigos de Cuba será o lugar de encontro de todas as pessoas, entidades e partidos que apoiam Cuba. Lá, realizaremos debates, painéis e todo tipo de discussão sobre o atual momento econômico e social de nosso país. Este encontro será de particular relevância, pois festejaremos a libertação dos cinco heróis cubanos que estavam aprisionados nos Estados Unidos”, comenta Laura Pujol.

Ao final, foram eleitos representantes à Conferência Nacional dos Povos Amigos de Cuba a ser realizada entre 15 e 17 de junho, em Belo Horizonte-MG e a coordenação estadual da Fundação José Marti. “Vamos intensificar as ações que aproximem cada vez mais os maranhenses da realidade e do povo cubanos por meio de intercâmbio cultural, social e econômico, na perspectiva de maior integração entre os povos da América Latina”, disse o professor da UFMA, Alan Kardeck, que presidente do Cebrapaz-MA.

Entre os presentes, o vice-presidente do Diretório Estadual do PCdoB-MA, o advogado Egberto Magno; o presidente eleito do PT, Augusto Lobato, Washington Luís Oliveira, conselheiro do Tribunal de Contas do estado e estudioso da sociedade cubana; representantes da comunidade cubana no estado, como o professor da Universidade Federal do Maranhão, Reinaldo Portal; o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra entre outras dirigentes do MST, UJS, UBM, professores, representantes sindicais e simpatizantes da Revolução Cubana.