Farc entregará bens para contribuir na reparação das vítimas

O alto conselheiro para o Pós-conflito, Direitos Humanos e Segurança da Colômbia, Rafael Pardo, afirmou nesta segunda-feira (5) que o presidente Juan Manuel Santos preparou um decreto de lei para regulamentar o uso dos bens entregues pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para reparar os danos causados às vítimas.

Farc - Efe

“O inventário de bens será depositado num fundo a ser criado com condições específicas. Seu destino será primordialmente a reparação das vítimas, e eventualmente também poderá ser usado para temas relacionados com reincorporação de desmobilizados”, esclareceu o funcionário do governo.

Rafael Parto explicou ainda que o Ministério Público tem autonomia para iniciar os processos relacionados aos bens da guerrilha. “Nenhum ponto do acordo impede que sejam confiscados bens. (…) o fiscal pode fazê-lo agora, ou dentro de um mês”.

O decreto, que será emitido pelo presidente, estabelece que o inventário de bens das Farc será destinado a um fundo cuja administração fica a cargo do governo.

Segundo um levantamento feito pelo Ministério Público, as Farc tem um patrimônio de 372 milhões de dólares em bens.