Pesquisa no Congresso mostra rejeição a Temer e apoio à Diretas

Uma pesquisa Datafolha feita com 311 congressistas (275 deputados e 36 senadores) mostra que 46% dos entrevistados são a favor da PEC das Diretas Já e outros 47% querem que Michel Temer saia da Presidência. Desse total, 36% acreditam que o caminho é a renúncia e outros 34%, cassação via Tribunal Superior Eleitoral. Outros 47% disseram que são contra a PEC e 40% que Temer deveria continuar no cargo até 2018.

manifestação contra o congresso nacional

A pesquisa apontou ainda que a maioria esmagadora dos parlamentares consultados não tem um candidato para eleição indireta, o que reflete o conflito entre partidos da base e da oposição a Temer em busca de consenso na eventual disputa.

Do total de entrevistados, 61% disseram que não sabem em quem votariam em caso de eleição convocada pelo Congresso; 9% citaram espontaneamente Rodrigo Maia, presidente da Câmara, como o favorito. Nelsom Jobim, Lula e FHC empatam com 2% das intenções de voto; 9% se recusaram a responder essa questão e 5% não sabem.

Nomes como Tasso Jeiressati, Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles e Cármen Lúcia acumularam 1% cada. Outros nomes e nenhum, 5%.

Quando uma lista de candidatos é sugerida pelo instituto, Rodrigo Maia desponta com 13% da preferência, seguido por Nelson Jobim (7%). Alckmin, FHC e Alvaro Dias marcam 5%. Lula, Ciro Gomes, Bolsonaro e Carlos Ayres Britto, 3%. A maioria (21%) dos congressistas rejeitou qualquer um dos nomes, deu outro nome (12%) ou disse que não saberia em quem votar (10%).

A reportagem da Folha deste domingo (4) sobre a pesquisa está disponível aqui.