Em meio à enchente, ela salvou o mais importante: apenas seus livros

A imagem de uma criança abraçada a uma mochila escolar sobre uma embarcação precária depois da enchente em Pernambuco causou comoção em internautas Brasil a fora. Ao ser orientada pela avó para salvar “o que fosse mais importante” quando a chuva começou a invadir a casa da família, a criança de 8 anos não titubeou: guardou todos os seus livros. Roupas, calçados e brinquedos ficaram para trás.

criança salva livros em enchente - Valter Rodrigues

Diversos fotógrafos registraram o momento que a pequena Rivânia aparece ajoelhada na jangada, abraçada com a mochila. Segundo as testemunhas, a criança ficou assim até que todos estivessem salvos e em nenhum momento soltou seus livros.

Criada pelos avós Maria Ivânia e Eraldo Luís, Rivânia mora no distrito de Várzea do Una, no município de São José da Coroa Grande, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Às margens do Rio Una, essa é uma das das 24 cidades do estado em situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram o Nordeste nos últimos dias.

Segundo informações da Prefeitura de São José da Coroa Grande, a família já voltou para a sua residência, mas está em situação precária. Eles moram no imóvel há três anos e essa teria sido a primeira vez em que foram atingidos por uma enchente. Agora, passado o susto, eles pensam em deixar o local.

As chuvas no Nordeste já afetaram mais 50 mil pessoas nos estados de Alagoas e Pernambuco, com oito mortes registradas. Em Pernambuco, foram dois óbitos. Conforme o balanço da Defesa Civil, são 2.656 pessoas desabrigadas e 42.145 desalojadas. Vinte e quatro cidades estão em situação de emergência.