Fitmetal repudia reformas que afetam mais pobres e mantêm privilégios

O 2º Congresso da Federação de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal). que se encerrou neste sábado (27), em Guarulhos (SP), reforçou o repúdio às reformas trabalhista e previdenciária que tramitam no Congresso Nacional. Ciro Gomes e Renato Rabelo foram dois dos palestrantes do evento. Para Renato, em um cenário em que o estado de exceção se amplia o único caminho são as eleições diretas.

Nova diretoria Fitmetal - Jainder Assis

"Prometeram que tudo iria se resolver e até aqueles que apoiaram o impeachment sabem que foram enganados. Agora, como vimos nessa última semana, estão ampliando o estado de exceção, o estado policial, dentro do estado direito. Para resolver o problema do Brasil somente Eleições Diretas", declarou Rabelo, atual presidente da Fundação Maurício Grabois e ex-presidente do PCdoB.

Victor Soares Pagani, supervisor técnico do Escritório Regional do Dieese, abordou como consequeência da crise o alto desemprego. “No caminho político as crises estão cada vez mais graves. Na economia estamos em uma grande incerteza, pois nenhum empresário quer aplicar dinheiro na produção se é possível lucrar com investimento na dívida pública, com os juros mais altos do mundo. E para completar o desemprego tende a continuar alto. Em média, são 44 semanas para um trabalhador conseguir uma nova colocação no mercado na Região Metropolitana de São Paulo”.

Marcos Verlaine, assessor político do Diap, afirmou que a reforma trabalhista é para retirar direitos: “Com essa Reforma Trabalhista, que de reforma não tem nada, os trabalhadores terão que renunciar direitos para manter seus empregos e os sindicatos serão atropelados se a proposta for aprovada”.

Desafios para retomar um Projeto Nacional de Desenvolvimento

Ciro Gomes, ex-ministro do governo Lula e ex-governador do Ceará, explicou como o governo atual atua impedindo o desenvolvimento. “Essa reforma da Previdência que está aí não reforma coisa nenhuma, porque simplesmente vai em cima dos mais pobres, dos mais fracos, e deixa o verdadeiro problema da Previdência intocado. Não resolve nada. Precisamos discutir isto, pois apenas 2% dos previdenciários levam mais de um terço de todos os benefícios. O que Michel Temer mexeu nisso? Nada. Porque isso mexe com o doutor general, o doutor político, o doutor procurador, o doutor juiz…”, disse.

André Nassif, economista e professor da Universidade Federal Fluminense, expôs que: “As empresas brasileiras não estão interessadas na recuperação da indústria porque se financerizaram, já aplicaram quase tudo em títulos públicos".

O dirigente da Fitmetal e deputado federal Assis Melo (PCdoB RS) foi homenageado durante o congresso pela sua luta em defesa da classe metalúrgica. Após o debate foi entregue ao deputado um quadro com uma foto sua do dia em que foi ao plenário da Câmara dos Deputados vestido com trajes de metalúrgico durante a votação da ‘reforma trabalhista’.

Nova diretoria

Com 25 representações de Sindicatos e Oposições metalúrgicas, o 2º Congresso contou com operários de nove estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Maranhão, Amazonas. Entre os presentes, 169 foram delegados, sendo 34 mulheres. Além da homenagem ao deputado Assis Melo, o congresso homenageou a mm memória de Joel Batista, Ademir Cavalcanti e Jaíra Santiago.

A nova diretoria eleita no congresso renovou 25 dirigentes e conquistou a maior participação de mulheres na direção. Entre os 55 membros 14 são mulheres enquanto que na gestão passada de 63 membros 8 eram mulheres. Os participantes do congresso também aprovaram a filiação da Fitmetal à Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). O presidente da CTB, Adilson Araújo, também esteve presente à atividade.

Confira a nova diretoria da Fitmetal:

Presidência: Marcelino da Rocha – Betim (MG)
Vice-presidência: Aurino Pedreira – Fetim (BA)
Vice-presidência: Assis Melo – Caxias do Sul (RS)
Secretaria Geral: Wallace Paz – Rio de Janeiro (RJ)
Secretaria de Finanças: Raimunda Leoni – Rio de Janeiro (RJ)
Secretaria de Formação: Marcelo Toledo – São Caetano (SP)
Secretaria da Mulher: Eremi Melo – Caxias do Sul (RS)
Secretaria de Comunicação: Andreia Diniz – Betim (MG)
Secretaria de Políticas Institucionais: José Francisco Salvino – Jaguariúna (SP)
Secretaria de Políticas Internacionais: Francisco Sousa – Camaçari (BA)
Secretaria de Combate ao Racismo: Severino Lourenço – Rio de Janeiro (RJ)
Secretaria da Juventude: Fabiana Souza – Chapecó (SC)
Secretaria de Previdência e Aposentados: Uriel Vilas-Boas – Santos (SP)
Secretaria de Saúde e Meio Ambiente: Thiago Maestro – Jaguariúna (SP)
Secretaria do Setor Automotivo e de Autopeças: Alex Santos – Betim (MG)
Secretaria dos Setores Naval Offshore e Siderúrgico: Jesus Cardoso – Rio de Janeiro (RJ)
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: Alex Ferreira – Queimados (RJ)