Evo Morales realça avanços de programas sociais na Bolívia

O presidente Evo Morales destacou, nesta sexta (26), os avanços de programas sociais na Bolívia ao promulgar a lei que incrementa em 50 bolivianos (sete dólares) o pagamento da Renda Dignidade, outorgada a pessoas maiores de 60 anos.

Evo Morales - Divulgação

Com o aumento, quem têm uma aposentadoria receberá 250 bolivianos, enquanto aqueles que não percebem uma pensão terão 300 bolivianos (mais de 40 dólares). Renda Dignidade entrou em vigência desde 2007.

Morales realçou que os benefícios à população são resultado da nacionalização dos recursos e a recuperação, por parte do Estado, das empresas estratégicas, o qual permitiu resgatar a matriz econômica da nação da America do Sul.

Por sua vez, o ministro de Economia, Luis Arce, referiu que o pagamento e aumento da Renda Dignidade é possível graças às contribuições do setor hidrocarburífero e as utilidades das empresas nacionalizadas.

Assim mesmo, referiu que mais de 900 mil adultos maiores se beneficiaram com este programa e para 2017 prevêem chegar a mais de um milhão de idosos.

"As políticas sociais são as que mais contribuem à redução da pobreza extrema no país. Durante estes 11 anos de governo de Evo Morales, mais de dois milhões de bolivianos saíram da pobreza extrema", apontou Arce.

"Também se reduziram os índices de desigualdade, sem empobrecer aos ricos, só enriquecendo aos pobres", assinalou o ministro.

Arce indicou que a economia do país lidera a América do Sul.

O crescimento econômico de Bolívia está caracterizado pela redistribuição dos rendimentos, a redução da pobreza e as efetivas políticas sociais, concluiu.