Estudantes entregam a Maia quase 1 milhão de assinaturas por Diretas

Uma comitiva de 20 estudantes, membros da União Nacional dos Estudantes (UNE), entregou na manhã desta quarta-feira (24) 200 mil assinaturas físicas e 700 mil digitais a Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara do Deputados, exigindo eleições diretas, devolvendo ao povo o direito ao voto. Para a entidade, as denúncias de corrupção envolvendo Michel Temer tornam insustentável sua permanência frente à Presidência.

UNE Ubes mulheres - Foto: RBA

A ação, que contou também com o apoio da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), faz parte do Ocupe Brasília, onde centrais sindicais, em conjunto com diversas entidades dos movimentos sociais, marcham na capital federal pela revogação das reformas trabalhista e da Previdência, além de exigirem a convocação de eleições diretas.

A presidenta da UNE, Carina Vitral, explica como foi o momento de entrega das assinaturas. “Rodrigo Maia nos recebeu e ouviu as críticas dos estudantes ao governo Temer, dissemos a ele que a única saída para essa crise política que o Brasil vive é através das Diretas Já e que nós rejeitamos as reformas trabalhista e da Previdência”, relata.

Carina fala sobre a importância do Ocupe Brasília.“Hoje é um dia de lutas, vamos sair agora do Congresso Nacional para somarmos forças à multidão que está lá fora. Estamos juntos e seguiremos agora para a grande marcha contra as reformas e pelo Fora Temer”, diz a estudante.

Paula Masulk, representante do Centro Acadêmico 11 de Agosto da Faculdade de Direito da Universidade Estadual de São Paulo (USP), também participou da entrega de assinaturas e avaliou a importância da reunião. “Trazemos aqui uma posição que não é somente dos estudantes, mas também da população, o governo Temer não possui mais legitimidade e o Brasil precisa superar logo essa crise econômica e política, nesse sentido a única saída possível é através das eleições diretas", ressalta.

O abaixo-assinado pelas eleições diretas começou a ser recolhido na última quarta-feira (17) e ainda está disponível neste link.