Brasília amanhece com esquema de segurança que isola Congresso

Grades, barreira de trânsito, cordões de isolamento fazem parte do esquema de segurança adotado pelo governo do distrito federal nesta quarta-feira (24). Neste dia, as centrais de trabalhadores e movimentos sociais protestam em Brasília contra as reformas da Previdência e Trabalhista. A marcha está prevista para acontecer no final da manhã com destino ao Congresso Nacional.

CTB no estádio mané garrincha marcha da classe trabalhadora

Informações publicadas pelo portal G1 afirmam que o Eixo Monumental nos dois sentidos será interditado na Esplanada dos Ministérios, da Rodoviária do Plano Piloto até a Avenida das Nações (L4 Sul).

Ainda de acordo com o portal, os acessos ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal e ao Palácio do Planalto foram cercados por grades. O coronel da Polícia Militar William Araújo confirmou ao G1 que estão proibidas manifestações na Praça dos Três Poderes.

A matéria afirma que são cerca de 1,4 mil policias destacados para o esquema de segurança que incluirá revista individual.

O presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, alertou nesta terça-feira (23) para o esquema que estava sendo preparado para intimidar os manifestantes.

“Querem dificultar qualquer possibilidade de manifestação contra esse golpe que pretende consagrar o fim dos direitos laborais e previdenciários e instituir o trabalho escravo”, afirmou o dirigente da CTB.

Às vésperas da marcha, dirigentes de centrais se reuniram com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para que o parlamentar intercedesse junto ao governo do Distrito Federal para que não dificultasse a realização do ato.

De acordo com a organização da marcha, há a possibilidade de que um grupo de senadores esteja à frente da passeata que se encaminhará ao Congresso. A expectativa das centrais é reunir cerca de 100 mil pessoas na marcha dos trabalhadores contra as reformas.