JBS é investigada por acusação de ter lucrado com delação de Joesley

O Ministério Público Federal vai apurar se houve irregularidades em operações financeiras feitas pelo grupo JBS antes de ser divulgada a delação premiada de executivos da empresa. Entre elas estão a compra de dólares, beneficiando-se da flutuação da moeda após o escândalo, e negócios com ações na Bolsa de Valores. A  Comissão de Valores Mobiliários (CVM) já instaurou cinco processos administrativos para apurar denúncias de irregularidades em negócios do grupo nos mercados de capitais.

empresa irmãos batista jbs

Na semana passada, a CVM – órgão que monitora irregularidades no mercado financeiro – enviou a documentação ao Ministério Público Federal para que o órgão também avalie o caso sob os pontos de vista civil e criminal.

A suspeita é que de o grupo e seus controladores, que já sabiam que o escândalo envolvendo Michel Temer viria à tona afetando o câmbio e a bolsa, teriam usado a informação privilegiada para comprar dólares e vender ações da empresa.

Antes das gravações feitas pelos donos da JBS se tornarem públicas, em 17 de maio, a empresa teria comprado entre 750 milhões de dólares e 1 bilhão de dólares no mercado futuro da moeda norte-americana, após o fechamento do mercado à vista da quarta.

Além disso, os controladores da companhia venderam o equivalente a 327,4 milhões de reais em ações da empresa durante o mês de abril, segundo o formulário mensal enviado pela companhia à CVM.

Após a divulgação da delação, a instabilidade política fez com que o dólar disparasse e as ações do grupo despencassem. Nesta segunda (22), as ações da JBS fecharam em queda de 31,3%, cotadas a 5,98 reais. Do dia 15 para cá, os papéis da companhia já caíram 44%. Também nesta segunda, a agência de classificação Moody’s cortou em uma nota o rating da JBS e da sua subsidiária JBS USA.

No dia 18, em que os áudios envolvendo mo presdiente Michel Temer foram divulgados, o dólar comercial fechou com alta de 8,15% em relação ao real, encostando na marca de 3,40 reais – a maior valorização diária desde o início de 1999. Nos dias anteriores, o dólar foi negociado na casa dos 3,10 reais.

De acordo com a Revista Época, caso constatadas irregularidades, pode haver impactos no acordo de leniência que a empresa negocia com o Ministério Público Federal. 

Em nota divulgada na semana passada, a JBS admitiu que comprou dólares como forma de proteção contra prejuízos financeiros que poderia sofrer.