"Com ou sem Temer, empresários farão pressão para manter reformas"

O líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, Carlos Zarattini, afirmou hoje (22) que, independentemente da permanência de Michel Temer na presidência, o "grande capital" continuará fazendo pressão para manter as pautas impopulares, mas de seu interesse."Eles todos se opõema qualquer ideia de eleição direta, qualquer ideia democrática. Eles querem manter essa política econômica e todos os seus projetos de mudança na legislação trabalhista e da Previdência", afirmou, à Rádio Brasil Atual.

Carlos Zarattini deputado federal PT SP - Agência Câmara

 O deputado diz que a solução temporária é obstruir as votações da Casa e lutar para que venham as eleições diretas. "Nesse momento, é melhor o Congresso ficar paralisado. O que está na pauta são mudanças que não interessa em nada ao povo brasileiro. A única coisa que realmente queremos votar é a PEC que altera o sistema eleitoral para o sistema de eleição direta", explica.

A crise em Brasília é consequência das delações dos proprietários do frigorifico JBS, envolvendo principalmente Michel Temer e Aécio Neves em escândalo de corrupção e tráfico de influência.

Mesmo não acreditando que as reformas terão votos suficientes para serem aprovadas, Zarattini diz que a ocupação dos movimentos sindicais, em Brasília, prevista para a próxima quarta-feira (24), pressionará mais ainda os parlamentares. "Existe preocupação de todos os deputados com (as eleições de) 2018. É fundamental que, nas bases, haja cobrança efetiva, não só em relação à reforma trabalhista e à reforma da Previdência, mas também agora, em relação à questão democrática."