ACJM capixaba realiza evento de solidariedade a Cuba

 Associação Cultural José Martí do Espírito Santo – ACJMES promove no próximo dia 27 de maio de 2017 (sábado) a II Convenção Capixaba de Solidariedade a Cuba.

II Convenção Capixaba de Solidariedade a Cuba - Helder Mello

 Helder Mello*

Este evento será realizado no Espaço Fidel Castro, no Sindicato dos Petroleiros – SINDIPETRO ES, a partir das 9 horas da manhã.

Neste ano em que lembramos o cinquentenário da morte do guerrilheiro heroico Ernesto Che Guevara, os 100 anos da Revolução Russa, os 56 anos do triunfo da Revolução Cubana e o primeiro ano sem a presença física do nosso comandante Fidel Castro Ruz, urge fortalecermos os laços de solidariedade entre os povos na luta contra as ofensivas do imperialismo que tenta destruir governos progressistas ao redor do mundo.

Recordando o lema `Nuestra Fuerza Es La Unidad`, se faz necessária no atual contexto como forma de resistência em defesa da soberania e autodeterminação dos povos esta unidade entre as forças progressistas e populares, partidos e movimentos sociais, associações e entidades em defesa dos direitos e da justiça social.

Denunciar o bloqueio econômico a Cuba e exigir o seu fim, exigir a devolução do território de Guantánamo ao povo cubano é uma ação concreta desta solidariedade internacionalista, e uma das missões da Associação Cultural José Martí do Espírito Santo.

A II Convenção Capixaba de Solidariedade a Cuba contará com a presença do Consul de Imprensa de Cuba no Brasil, Antonio Mata Salas, do coordenador do CDR de Brasília, Afonso Magalhães, dos brigadistas que participaram da XXII Brigada Internacional 1ro de Mayo em Cuba e terá também atividades de expressão cultural co o show musical da banda Homem Lunar e a apresentação de Sarah Mileip, bailarina de dança do ventre.

Este evento serve como preparação para a XXIII CONASOL – Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que será realizada em Belo Horizonte entre os dias 15 e 17 de junho.
Abaixo segue a programação completa, o link do evento no Facebook e os contatos para maiores informações.

Link do evento: https://www.facebook.com/events/315831188851653/

II CONVENÇÃO CAPIXABA DE SOLIDARIEDADE A CUBA

Dia 27 de maio de 2017 – 9 horas
Espaço Fidel Castro – SINDIPETRO ES
Rua Carlos Alves, 101 – Gurigica – Vitória/ES
Realização: Associação Cultural José Martí do Espírito Santo / ACJMES
Apoio: Sindipetro ES, Sindipetro Norte Fluminense, FUP, CUT, CTB, MST, Via Campesina, Plataforma Operária e Camponesa para a Energia.

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura: Palestra do Cônsul de Imprensa de Cuba no Brasil Antonio Mata Salas, sobre Guantánamo e o Bloqueio à Cuba (exibição de vídeos).
10:30h – Debate
11h – Palestra de Afonso Magalhães – Coordenador do Comitê de Defesa da Revolução Cubana (CDR – Brasília).
"O papel das Associações Culturais José Martí no movimento mundial de solidariedade a Cuba".
11:45h – Depoimentos dos Brigadistas Cleber Cajueiro e Helder Mello que participaram da XXII Brigada Internacional 1ro de Mayo 2017 em Cuba.
12h – Debate.
12:15h – Eleição dos representantes da ACJM/ES para a XXIII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, de 15 a 17 de junho em Belo Horizonte-MG.
12:30h – Encerramento – Hino A Internacional.
12:40h – Feijoada com Fidel ao som da banda Homem Lunar e dança do ventre com Sarah Mileip.

Informações:
(27) 99813-1374
acjmes@gmail.com
fb.com/ACJMES