Fachin afasta Aécio e pedido de prisão será analisado pelo Plenário

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin determinou o afastamento do senador Aécio Neves, presidente do PSDB, de seu mandato. A Procuradoria-Geral da União também pediu a prisão preventiva do tucano, mas Fachin decidiu que esta questão deve ser analisada pelo Plenário da corte.

aécio Neves

Outro que foi afastado foi o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), que também teve seu pedido de prisão solicitado pela procuradoria que deverá ser analisado pelo Plenário do Supremo.

As decisões do Fachin ainda não foram divulgadas. Todas as decisões foram tomadas a pedido da Procuradoria-Geral da República. Rocha Loures e Aécio Neves são alvos de uma operação deflagrada nesta quinta-feira (18).

A irmã de Aécio, Andrea Neves, foi presa nesta quinta. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Congresso Nacional e nas casas dos investigados.

Todos os pedidos foram feitos pela Procuradoria-Geral da República com base na delação premiada do empresário Joesley Batista, dono do frigorífico JBS. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do O Globo. A delação ainda está sob sigilo.