Dória e empresas dos transportes podem promover demissão em massa

De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Transporte Rodoviário de São Paulo (Sindimotoristas), "19 mil pais e mães de famílias podem ficar sem emprego" na cidade de São Paulo. O prefeito da capital paulista João Dória (PSDB) anunciou ao assumir o cargo que em quatro anos não haverá mais cobradores nos ônibus da cidade. Será utilizado apenas o bilhete único.

João Dória Jr - Ayrton Vignola - Fotos Públicas

“O Poder Público e os empresários do segmento sinalizam com uma solução perversa. Nas entrelinhas, defendem a ideia de reduzir a frota de ônibus e acabar com os cobradores, o que representaria demissão em massa”, diz comunicado do Sindimotoristas, em referência à proposta de extinção da função de cobrador nos coletivos da cidade.

Além desta reivindicação pela manutenção dos empregos dos cobradores, o sindicato divulgou nota criticando a proposta patronal de reajuste de 3% em duas parcelas. A categoria faz nesta terça-feira (16) a primeira paralisação para denunciar os ataques aos trabalhadores. A previsão é que motoristas e cobradores interrompam as atividades entre as 14h e 17h deste dia.

De acordo com o prefeito, os cobradores seriam transferidos para outras áreas. O sindicato contesta o argumento.