Macron fala em “unidade da França” e “defesa da Europa”

O presidente eleito da França, Emmanuel Macron, disse em um dos discursos que proferiu após a vitória, neste domingo (7), que vai “defender” a unidade de seu país para superar as “atuais divisões”, assim como vai “defender uma Europa unida” aos povos que a integram.

Macron comemora vitória na eleição presidencial na França - Prensa Latina

O líder do movimento En Marche fez um discurso considerado muito solene, quase sem matiz de celebração, depois que foi revelada sua vitória sobre a neofascista Marine Le Pen, por quase 30 pontos de vantagem.

Ao agradecer aos franceses que o apoiaram, o jovem presidente, de 39 anos, assegurou que colocará “toda a sua energia” para ser “digno de confiança”.

“Mas esta noite, me dirijo a todos os cidadãos, sem importar qual foi sua escolha eleitoral”, e assinalou que está consciente da insatisfação, da ansiedade e das dúvidas presentes em uma parte importante da sociedade.

“É minha responsabilidade escutá-los, protegendo aos mais fracos, organizando melhor a solidariedade, lutando contra toda forma de desigualdade e discriminação, garantindo a segurança de todos e promovendo a unidade da nação”, assinalou.

Macron estimou que o povo da França tem uma grande responsabilidade, porque “somos herdeiros de uma grande história e de uma grande mensagem humanista, que deveremos transmitir aos nossos filhos, assim como deixar um legado para o futuro”.

Outras prioridades mencionadas foram a moralização da vida pública, o reconhecimento ao pluralismo e a revitalização da democracia.

O presidente eleito assegurou que “uma nova página se abre na longa história da França”, e manifestou seu desejo que seja uma página de “esperança e confiança recobradas”.

Em relação à Europa, sublinhou sua decisão de defender o projeto comum do bloco comunitário.

Neste sentido, estimou ser necessário reforçar os laços entre “a Europa e os povos que a formam, a Europa e seus cidadãos”.

Macron também enviou “uma saudação fraternal da França a todas as nações do mundo”.

No terreno internacional, se referiu a prioridades como contribuir à paz, promover o equilíbrio entre as potências, respeitar os compromissos em matéria de desenvolvimento e luta contra a mudança do clima, assim como combater o terrorismo.

Durante o discurso, o líder do En Marche reconheceu o trabalho realizado pelo presidente que deixa o cargo, François Hollande, e além disso enviou uma “saudação republicana” à sua rival nas eleições, Marine Le Pen.