Penélope Toledo: Amor que ultrapassa fronteiras

Sabe aquele amor que é tão forte, que nem a distância é capa de abalar? Que mesmo estando longe, a gente não substitui? Que nos leva a fazer loucuras e superar dificuldades para vê-lo nem que seja um pouquinho? Pois é, com o nosso clube do coração funciona assim.

Por Penélope Toledo*

Seção paulista da La 12, torcida organizada do Boca Juniors no Brasil

Quem mora perto do seu time e pode acompanhá-lo de perto com frequência é privilegiado. As dificuldades para quem está longe vão desde zapear os canais da TV aberta e nenhum transmitir o jogo (aí ter de pagar pacote Pay Per View ou ouvir pelo rádio), até olhar as imagens das arquibancadas e saber o quanto é difícil estar ali (deslocamento, tempo de viagem, alto custo etc).

E não é pouca gente. Segundo estudo da Paraná Pesquisas lançado em dezembro de 2016, 77.2% das pessoas entrevistadas que residem no Norte e Centro-Oeste torcem para clubes de fora, 49.6% das nordestinas e 32% das sulistas. Fora quem torce por clube de outra cidade ou estado na mesma região.

A solução que muitos encontram para acompanhar seu clube à distância é se reunir com quem está na mesma situação. Os clubes mais populares têm sub-sedes de torcidas organizadas ou grupos de torcedores que se reúnem para ver os jogos pelo telão em quase todas as capitais do Brasil e até em outros países.

É um sem fim de Flamenguistas de SP, Corinthianos do RJ, Colorados de MG, Atleticanos do RS etc, dentre torcedores que se mudaram de seu local de origem e aqueles que nunca estiveram perto.

Torcidas internacionais

Por causa de fatores que familiarizam os brasileiros com os clubes estrangeiros, como a qualidade técnica dos campeonatos, as transmissões de temporadas inteiras no nosso país e mesmo dos jogos de videogame, cujos clubes e campeonatos são os da Europa, muitos torcem para times de fora do Brasil.

De acordo com pesquisa do Ibope Repucom, entre 0,5% ou 2% de torcedores brasileiros torcem exclusivamente por agremiações europeias, principalmente na faixa etária de 16 a 29 anos. Nesta idade, o Barcelona soma 10,3 milhões de simpatizantes e é a quinta maior torcida do país, à frente de Vasco, Cruzeiro e Atlético-MG.

O segundo estrangeiro com mais torcida no nosso país é o Real Madrid, com 4,9 milhões e o terceiro é o Manchester United, com 2,5 milhões.

Não é só no Brasil

O Barcelona também é o time mais popular do Japão, o Manchester United na China e na Índia, o Arsenal na Argélia e o Liverpool na Tailândia.

Amor é amor

Morando há muitos anos no Rio de Janeiro, ouço regularmente a pergunta: “mas para qual time você torce aqui no RJ?”. Como passei a minha vida tendo que responder por que, nascida no interior, eu torço para um clube da capital.

Oras, bem antes de compreender plenamente as noções de espaço geográfico e de distância, a gente já tem um time, né!

Amor é amor, bate e pronto. Às vezes bate por um clube que está perto, às vezes bate por um que está longe, às vezes bate por um que está perto mas por eventualidades da vida passa a ficar longe…

Resta a saudade. E a certeza de que, não importa o quão distante ele está, é por ele e só por ele que o nosso coração pulsa intensamente.