Candidato da direita não reconhece derrota no Equador

A fórmula da direita latino-americana parece ser a mesma em todo o continente. Assim como no Brasil, onde Aécio Neves não reconheceu sua derrota eleitoral, o candidato opositor do Equador, Guillermo Lasso, fala em “pretensões de fraude” depois que o Conselho Nacional Eleitoral anunciou a vitória do governista Lenín Moreno.

Guillermo Lasso - Efe

Lasso anunciou que os assessores legais de sua candidatura “apresentarão no menor tempo possível todas as objeções” provocadas pelas supostas irregularidades nas eleições, cujos resultados, com a apuração de 94,95% dos votos, dão o primeiro lugar ao governista Lenín Moreno, com 51,11%.

“Vamos defender a vontade do povo equatoriano frente a essa pretensão de fraude que tem como objetivo instalar um governo que seria, desde já, um governo ilegítimo”, disse, durante pronunciamento em Guayaquil.

Lasso fez uma ameaça ao presidente do país, Rafael Correa, patrocinador da candidatura de Moreno. “Senhor Correa, não brinque com fogo. Não tente os cidadãos equatorianos. Aqui é gente que não tem medo. Vamos enfrentá-lo e seguir enfrentando”, afirmou.

Ele também chamou seus correligionários a irem às ruas. “Atuemos de maneira pacífica, mas firme. Há que se ir às ruas e dizer: não roube meu voto, porque queremos uma mudança no Equador”, concluiu.

Imediatamente após o resultado ser anunciado, partidários de Lasso começaram um protesto nas ruas com depredação do patrimônio público e ameaças aos apoiadores do governo.