UNE lança logo comemorativo perto de completar 80 anos de história 

Jovem, conectada e renovada, a União Nacional dos Estudantes completa 80 anos de vida no próximo 11 de agosto. São caminhos longos de uma história de combatividade, coragem e vitórias. Para comemorar, foi lançado durante o 65º Conselho Nacional de Entidades Gerais, em São Paulo, no último dia 19 de março, um logotipo especial de forma a simbolizar a incrível idade octogenária da entidade.

UNE lança logo comemorativo perto de completar 80 anos de história - Reprodução/UNE

”Pegamos o mapa do Brasil, que é o principal elemento do logo da UNE, e reinventamos os traços com referência em um objeto essencial da educação: um lápis”, explica o designer Vinicius Costa, da Contra Regras, que assina a criação do logo.

Segundo ele, esta foi uma forma ”simples e objetiva de usar o Brasil e a educação para compor esta homenagem aos 80 anos da UNE.”

Para a presidenta da UNE Carina Vitral, estar à frente de uma entidade com quase 80 anos de luta pela educação é muito especial. ”Tenho muito orgulho de fazer parte da UNE e desta importante história, somando na luta ao lado dos estudantes brasileiros”, disse.

A trajetória da UNE foi marcada, desde o início, por muitas lutas. Seus primeiros anos acompanharam a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), nos quais os estudantes brasileiros opuseram-se fortemente ao nazi-fascismo de Adolf Hitler. O período da ditadura militar (1964-1985) também foi de grande resistência para a entidade. O movimento estudantil teve ainda grande importância em capítulos da nossa história como o Diretas Já e o Fora Collor. Na luta que se seguiu contra o neoliberalismo e as privatizações, a UNE foi protagonista.

No século 21, a principal luta da entidade e do movimento estudantil tornou-se a melhoria da qualidade da educação pública no país. Atuou contra o golpe político ocorrido em 2016 e, atualmente, se posiciona contra os retrocessos do governo ilegítimo de Michel Temer.