Governo britânico começa processo para definir o Brexit

O governo britânico ativará nesta quarta-feira (29) de maneira oficial o Artigo 50 do Tratado da União Européia (UE), último trâmite formal para iniciar o processo de saída do Reino Unido do bloco continental, o chamado Brexit.

Brexit

Desta maneira, a primeira ministra Theresa May segue a agenda fixada para esse procedimento há vários meses, depois da maioria dos cidadãos britânicos terem decidido a medida por meio de um referendo popular realizado em junho de 2016.

Em relação a questões protocolares, a premiê britânica enviará nesta quarta-feira a carta em que o país notifica oficialmente sua intenção de dar início à negociação para abandonar o Clube dos 28, ao qual o Reino Unido aderiu na qualidade de Estado membro em 1973.

Por outra parte, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, considerou recentemente que falta confirmar se a carta se trata de uma simples notificação ou nela o governo britânico formula aquelas que serão suas diretrizes reais na maneira de enfrentar um fenômeno sócio-econômico e político da saída da União Europeia.

A previsão é que hoje comece um processo que desembocará na saída definitiva e irreversível da UE antes da data limite, fixada para 30 de março de 2019, ou inclusive antes, caso Londres possa completar o desligamento em um prazo anterior aos dois anos programados em um início.

Theresa garantiu em várias ocasiões que seu gabinete pretende conseguir um acordo que seja proveitoso para o Reino Unido e explicou que seu país de modo algum pretende seguir como um 'membro parcial' do bloco comunitário, inclusive se isto lhes impedir de continuar fazendo parte do mercado único europeu, uma mordomia reservada para seus membros.

Segundo ela, tal mudança não significa se afastar de Europa, mas que se baseia no fato de que o Reino Unido procura vias para ter um maior papel na cena internacional do que tem na atualidade, disse.

Caso Londres ou a UE consigam chegar a um acordo comum no prazo estabelecido, o Brexit deverá estar concluído terminar na primavera de 2019, ainda que seja possível que surjam obstáculos durante esse período que poderiam atrasar seu desfecho final, uma possibilidade que resultaria nefasta para a gestão de Theresa.