SP: Orlando Silva atua para evitar violência em reintegração de posse

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) tenta negociar nesta terça-feira (28) com a prefeitura de Campinas a forma como prosseguirá a reintegração de posse na ocupação Nelson Mandela no município. Segundo o parlamentar, que está no local desde o início da manhã, decisão da assembleia dos moradores reivindica um local para que as famílias possam ficar com seus pertences. Os moradores afirmam que a polícia usou de violência na madrugada.

Reintegração de posse em campinas ocupação nelson mandela - Jornalistas Livres

“A conversa está muito dificl a prefeitura está omissa”, afirmou Orlando. Ele ainda observou que é “gigantesco” o aparato policial mobilizado para a ação. “Tirar 500 famílias com força policial não é uma atitude adequada do Estado e nem da prefeitura”, criticou.

Entre os moradores da ocupação estão 282 crianças: 65 são bebês com menos de um ano e 30 são crianças menores de 2 anos. Na madrugada, houve explosão de bombas e um início de tensão. Orlando afirmou que a polícia desobedeceu orientação do governo do Estado. 
“Vamos denunciar à Corregedoria. A polícia não poderia fazer nenhum tipo de movimento. Ontem falei com o Samuel Moreira (chefe da Casa Civil do governo Alckmin) e ele argumentou que tudo seria baseado no diálogo e não é o que aconteceu no começo”, explicou o deputado.
A prefeitura ofereceu 10 vagas em abrigos, o que não é suficiente para receber todos os moradores. De acordo com Orlando, o ideal seria a disponibilização de um ginásio. “O objetivo é que a saída das pessoas se dê sem confronto, sem violência”. Segundo o deputado “é triste ver muitas mulheres grávidas, tem criança. A situação é muito dificil e alguns estão até desesperados”, descreveu Orlando.
Confira entrevista do deputado Orlando Silva aos Jornalistas Livres durante a reintegração em Campinas