Debate sobre Reforma Política: Rubens Jr defende voto em lista fechada

O Congresso está apressado em votar as mudanças na legislação eleitoral que valham para 2018. As propostas são relacionadas com financiamento de campanha, sistema eleitoral, coligação e lista fechada. O deputado Rubens Pereira Jr, do PCdoB do Maranhão debateu na TV Câmara (programa Câmara Debate) o tema da reforma política com o deputado Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina. Eles comentaram sobre as principais propostas.

Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, e Rubens Pereira Jr, do PCdoB do Maranhão - Foto: Reprodução

Para o deputado Rubens Pereira, o mais importante é reconhecer que é extremamente necessário que se faça alguma mudança no sistema eleitoral. "O nosso modelo vigente deu como resultado o Congresso mais rico, o mais processado da história e o consequentemente o Congresso que tem menos legitimidade, onde o povo menos se sente menos representado. (…) "O ideial é que reconhecemos que o atual modelo não deve prosseguir".

Sobre o sistema de voto em lista, o deputado esclarece que é o formato que tem coerência com o desejo da Constituição. "A nossa Constituição escolheu a democracia partidária. Não é possível participar das eleições sem partido". E para isso, a pergunta deveria ser como fortalecer os partidos?", disse.

Voto em lista

Segundo Rubens, a cultura de que o eleitor vota é no candidato e não no partido, induz ao eleitor achar que o candidato deve algum direito de benefício do parlamentar eleito. "Pedir uma retribuição". O eleitor acha que o candidato ao ser eleito deve defender os seus interesses e geralmente favores pessoais, explica. 

Outro argumento do deputado Rubens Pereira é que durante a eleição quem confronta com o candidato é o seu correligionário, o seu colega de partido que disputa uma mesma vaga. "Durante a campanha, período que toda a sociedade está mobilizada para debater quem confronta comigo é um filiado do meu partido. Porque nós dois estamos disputando a mesma vaga. Enquanto o importante seria discutir os projetos para melhorar a vida do cidadão, ressalta.

Para o deputado deveria ocorrer o contrário. O que deveria ser debatido nas eleições seria nós do mesmo partido deveria defender as mesmas bandeiras, lutar pelos mesmos projetos. Ao meu ver a tentativa de voto em lista é uma forma válida, que tem que ser aperfeiçoada. É preciso ter ajustes. Não adianta importar modelo que deu certo em outro país achado que isso dará certo no Brasil.

Assista abaixo a íntegra do programa: