Ato político em Campinas comemora 95 anos do PCdoB

Sexta-feira (24/03), o comitê municipal de Campinas do PCdoB realizou um ato político no Salão Vermelho da Prefeitura, que contou com a presença de 260 pessoas.

A próxima atividade comemorativa acontece na terça-feira (28/03), às 19h, quando o MIS/Campinas fará a abertura da exposição sobre os 95 anos do Partido (que fica em cartaz até 06/04).

ato em campinas - Fabiana Ribeiro

O ato contou com a presença de outros partidos como o PSDC – representado por seu presidente municipal Eduardo Nasser, da macro região do PT – representada por Ângelo Barreto, dos vereadores, vereadores Gustavo Petta (PCdoB/Campinas), Leonardo da Padaria e Maria Giovana (PCdoB/Americana) e Márcio Brianes (PCdoB/Sumaré). Também estiveram presentes dirigentes e militantes comunistas de Americana, Hortolândia, Sumaré, Amparo, Serra Negra, Espirito Santo do Pinhal, Valinhos e Barra do Turvo; além de sindicalistas de Campinas e região – entre eles, Paulo Nobre (secretário-geral da CTB/SP).

Várias entidades do movimento social como UBM, Unegro, UJS enviaram representantes. A atividade também contou com a presença do diretor do CTI, Vitor Pelegrini Mamana, da coordenadora do curso de Direito da USF, Adelaide Albergara, do presidente do Conselho da Comunidade Negra – Tagino Alves dos Santos e a presidente do Conselho Municipal de Juventude de Campinas, Glaucia Ruiz.

A abertura dos trabalhos teve uma brilhante interpretação de Andréia Preta. Ela cantou o hino nacional da República e a música A Bandeira do Meu Partido, de Jorge Mautner.

Em seguida foi dada a palavra a Aldo Arantes, que fez um resgate histórico desde a fundação do PCdoB e abordou as lutas que o Partido esteve inserido nesses anos todos. Falou ainda sobre a importância democrática do Partido e o seu papel na construção de uma frente ampla em defesa da democracia e do país.

Logo após, o vereador Gustavo Petta rendeu homenagens a Irma Moscoso e Sérgio Moscoso, filhos do ex-vereador Djalma Moscoso (falecido), que foi um dos quatros representantes do Partido na Câmara Municipal eleitos em 1948 – a primeira legislatura após o Estado Novo. Djalma foi o primeiro-secretário da casa. Também foi homenageada a filha do jornalista Braúlio Mendes Nogueira, Clarrisa Nogueira. Foi um momento de rara emoção, onde os filhos dos saudosos comunistas também reverenciaram o papel e a luta do Partido.

Ao final, foi a vez do deputado federal pelo PCdoB/SP, Orlando Silva, falar. Ele fez uma apreciação do momento político atual, falou sobre as pautas que estão no Congresso Nacional e sobre as lutas que o povo brasileiro e o Partido terão que travar para garantir seus direitos e a democracia. A atividade foi encerrada ao som do hino dos comunistas em todo o mundo: A Internacional.

As atividades dos 95 anos do PCdoB estão sendo realizadas por uma comissão composta por Augusto Buonicore, Lejeune Mihran, Carlos Artioli, Agildo Nogueira Junior, Arthur Herculano, Márcia Quintanilha, Christiane Garcia e Fabiana Ribeiro.

De Campinas.