Farc e governo colombiano concordam em acelerar desarmamento

Há mais de um mês começou o processo de desamamento dos membros das Farc (Forças Armadas Revolucionária da Colômbia) para iniciar a transição para a vida civil. No entanto, neste final de semana o governo e a guerrilha concordaram em acelerar o andamento desta etapa para implementar o acordo de paz o quanto antes.

Juan Manuel Santos e Timoleón Jiménez assinam acordo de paz - Efe

O presidente Juan Manuel Santos corre contra o tempo para implementar o acordo firmado com as Farc porque seu mandato presidencial já está no fim e não há garantias de que o novo presidente dará continuidade ao processo.

As duas partes se reuniram para fazer um balando dos cem primeiros dias de implementação do acordo de paz e concordaram em agilizar o processo. O presidente anunciou que, segundo o relatório feito de forma conjunta entre governo e guerrilha, o processo de paz avança.

Depois de deixar as armas, os membros das Farc iniciam uma nova etapa de capacitação profissional para se reintegrar à vida civil. Enquanto isso, o governo apresenta no Congresso Nacional um projeto de reforma constitucional para desenvolver o primeiro e um dos mais importantes pontos do acordo de paz relativo à reforma agrária e criação de uma Comissão da Verdade para investigar os crimes de guerra.

O acordo foi assinado pelas duas partes no final do ano passado em Cartagena das Índias, na Colômbia.