Na festa pelos 95 anos, PCdoB revela vigor para lutar nos novos tempos

Os comitês estadual e municipal do PCdoB na Bahia e em Salvador realizaram, na última sexta-feira (24/03), um ato político-cultural em homenagem aos 95 anos do Partido Comunista no Brasil (1922-2017). O evento, que aconteceu no Centro Cultural da Câmara de Vereadores da capital, reuniu a militância, dirigentes partidários e aliados, em uma festa que também contou com intervenções artísticas e até bolo de aniversário.

Entre as apresentações, se destacou a execução do hino da Internacional Comunista em solo de guitarra. “Nós trazemos a cultura para a nossa festa porque fomos paridos no ano da Semana de Arte Moderna de 1922. Além da atuação política, nós, comunistas, também travamos a luta da cultura”, justificou a presidenta municipal do PCdoB em Salvador, Olívia Santana.

O presidente estadual, Davidson Magalhães, destacou a biografia do Partido Comunista, que, pela longa trajetória, viveu e participou de todas as lutas populares, desde a segunda década do século XX. “Partidos foram criados e acabaram, ao longo da História brasileira, mas nós resistimos. Passamos por momentos importantes dessa História, da luta institucional à luta guerrilheira”, disse.

Davidson explicou que a vitalidade do partido está na diversidade e na renovação, com respeito às novas e às mais antigas lideranças. Na ocasião, o presidente estadual homenageou Péricles de Souza, militante comunista histórico que participou da luta contra a ditadura militar, presente do evento. Segundo ele, Péricles representa a essência do partido.


A deputada federal Alice Portugal, líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, reafirmou a trajetória do partido e defendeu que o tempo é de mais vigor para enfrentar as novas lutas. Para ela, diante dos ataques às conquistas sociais, neste período pós-golpe, o partido continua firme e vai permanecer alimentando o movimento de resistência, sempre em defesa da democracia e dos interesses do povo.

Na mesa, também estiveram a secretária de Mulheres do governo do Estado, Julieta Palmeira; acônsul de Cuba no Nordeste, Laura Pujol; os vereadores do PCdoB em Salvador, Hélio Ferreira e Aladilce Souza; a presidenta estadual da UJS, Aline Lima; os

presidentes das centrais sindicais Aurino Pedreira (CTB) e Cedro Silva (CUT); e o secretário Geraldo Reis, que representou o governador Rui Costa.

 

De Salvador,
Erikson Walla