Cuba busca fortalecer vínculos com a Índia

Uma delegação da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba (ANPP, parlamento) chegou, neste domingo (26), em Nova Délinesta capital para trocar experiências e reforçar os vínculos com o legislativo índio.

Raúl Castro - Reuters

A presidenta da Comissão de Relações Internacionais do parlamento cubano, Yolanda Ferrer, explicou a Prensa Latina que a visita tem como objetivo incrementar os laços bilaterais.

A delegação da ilha caribenha está integrada também pelos deputados Lázaro Barredo e Surina Deita, acompanhados por Jesús Rafael Mora, servidor público da Comissão de Relações Internacionais da ANPP.

Segundo o cronograma de trabalho, os parlamentares visitarão amanhã o hemiciclo índio, onde se reunirão por separado com M. Thambidurai, vice-presidente da Lok Sabha (Câmera baixa), e com Bijoya Chakravarty, presidenta da Comissão de Empoderamento da Mulher.

Também serão recebidos pelo titular da Comissão de Relações Exteriores desse órgão, Sashi Tharoor.

Como parte dos contatos, a delegação de parlamentares cubanos sustentará uma reunião na terça-feira com Annie Raja, secretária geral da Federação Nacional das Mulheres da Índia, e mais tarde com o Grupo de Amizade Índia-América Latina-Caribe, com a participação de vários legisladores desta nação sul asiática.

Na quarta-feira os deputados cubanos partirão rumo a Dacca, Bangladesh, onde participarão da 136 Assembleia de Comitê Executivo da União Inter parlamentaria, que se desenvolverá do 1 ao 5 de abril.