PCdoB Recife dá passo importante para a estruturação partidária

Neste sábado (25), o Comitê Municipal do PCdoB do Recife realiza o primeiro Fórum de Dirigentes e Lideranças de Base. O encontro começa às 9h e vai até às 14h, na sede do Sindupe, na Rua Arnóbio Marques, 369, Santo Amaro. Com a realização do encontro, o PCdoB Recife dá mais um passo no processo organizativo do partido e de sua militância, na Capital.  

PCdoB Recife dá passo importante para a estruturação partidária - Divulgação

Segundo Tadeu Lira, secretário municipal de Organização e Finanças, a realização do fórum atende à Resolução do Comitê Municipal do Recife, de dezembro de 2016, de incorporar à vida partidária todos os novos filiados o ano passado. “Outra tarefa constante da Resolução que estamos estudando é a organização territorial do partido no Recife visando à criação dos Comitês Distritais”, explicou.

“O fórum tem três objetivos centrais: A primeira, buscar a unificação do discurso, fazer certa concertação sobre o atual momento político que vivemos hoje no país, no estado e em nosso município, uma abordagem política da atual situação. Em segundo lugar, aproveitar a oportunidade para conhecer melhor a realidade de todas as 44 Organizações de Base (OB) de forma coletiva, pois conhecemos a realidade das OBs isoladamente, mas nunca nos sentamos para refletir sobre a realidade das OBs coletivamente”, destacou Tadeu.

Ouvindo as Bases

O terceiro propósito do Fórum de Dirigentes e Lideranças de Base é extrair resultados práticos da experiência de cada Base. “Nós identificamos três ou quatro resultados práticos que queremos extrair do encontro. Para ampliar esse conhecimento, enviamos a todas as OBs um questionário que retrata a vida partidária nesses núcleos com suas dificuldades, seus êxitos, seu planejamento para 2017, e as respostas já estão sendo sistematizadas”, disse.

“Queremos sair desse encontro com todos os dirigentes de base interligados numa rede de comunicação própria a partir da criação de um grupo no WahtsApp, por meio do qual a Secretaria de Organização estará ligada a todos eles. Queremos sair também desse encontro com o planejamento do funcionamento partidário das OBs, bem como o calendário do funcionamento delas. Vamos tratar também da campanha de finanças para 2017. Vamos apresentar o roteiro da campanha de finanças”, adiantou o secretário de Organização do Recife.

Para Tadeu Lira, “o grande desafio é fazer com que o funcionamento partidário ocorra com respeito às particularidades de cada Base, mas que tenha uma vida partidária contínua, ativa, efervescente, animada. Tem bases que se reúnem mensalmente, até mesmo oito vezes por mês, promove cursos. São perfis diferentes”, avaliou.

Sobre o público-alvo do Fórum, ele esclareceu que se trata de pessoas que dirigem as bases; pessoas que são lideranças do partido em uma determinada área e ainda precisam organizar a base, eleger a direção, etc.; e pessoas que foram candidatas pela legenda em 2016. Tadeu faz questão de destacar o viés democrático e inclusivo do encontro. “Serão os dirigentes de bases e as lideranças que terão mais tempo para falar. Das quase cinco horas previstas de duração do encontro, quatro horas serão destinadas à palavra de dirigentes e líderes. Nós vamos estar mais ouvindo do que falando”, acentuou.

Audicéa Rodrigues
Do Recife