Jornalistas: Eliana Gomes propõe criação da Comenda Messias Pontes

A vereadora Eliana Gomes destacou, durante pronunciamento na Câmara Municipal de Fortaleza realizado na última quinta-feira (23), que deu entrada em projeto de resolução que propõe a criação da Comenda Jornalista Messias Pontes.

Messias Pontes

De acordo com a proposta, anualmente, o parlamento municipal homenagearia jornalistas que atuam na cidade de Fortaleza e que se destaquem por seus serviços no jornalismo de interesse público e que promovam a valorização, identidade profissional, a defesa do princípio democrático da liberdade de expressão e a ética jornalística.

A ideia é que anualmente sejam concedidas até três Comendas. A solenidade de entrega do título seria em Sessão Solene, realizada por ocasião do Dia do Jornalista, comemorado no dia 07 de Abril.

“A Comenda parte da compreensão de que o jornalismo é uma necessidade social. O objetivo é homenagear jornalistas de Fortaleza, que, assim como o meu saudoso camarada Messias, que dá nome à honraria, lutaram e lutam organizadamente pela qualidade e democracia no Jornalismo e por uma imprensa que reverbere as grandes demandas sociais”, disse a vereadora em seu discurso.

Messias Pontes

O jornalista que dá título à premiação, Messias Pontes (14/04/1947 – 09/11/2013) teve destacada trajetória no jornalismo e na militância política de esquerda no Ceará e é um dos principais nomes da imprensa cearense e brasileira, referência para gerações por sua resistência e luta pelo jornalismo voltado ao interesse público.

Messias trabalhou em inúmeros veículos de imprensa, tanto na mídia tradicional, como em órgãos vinculados a sindicatos e movimentos sociais. Passou pelo entre eles O Povo, Diário do Nordeste e TVC. Foi diretor da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), no qual militou desde os tempos de estudante de Comunicação Social da UFC. Até seu falecimento, presidiu a Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Cearenses, que trabalhou para resgatar a história dos profissionais de imprensa perseguidos da Ditadura Militar no Estado.

Aparte

Em aparte, o vereador Iraguassú Filho elogiou a propositura de Eliana. Destacou que a Comenda é justa e necessária, sobretudo por levar o nome de Messias Pontes. “Vereadora, a senhora acertou em cheio com essa proposta e pode contar com o meu apoio. Vou subscrever essa proposta”, disse o parlamentar do PDT.